sexta-feira, 10 de maio de 2013

Locais Unesco do Sri Lanka

Kandy, de onde é o 1º postal, está classificada como Património Mundial da Humanidade desde 1988 e e este é um novo local Unesco na minha colecção. O 2º postal mostra a estátua do Rei Parakramabahu I em Polonnaruwa.

Copyright by Juergen Schreiber
Este local sagrado Budista foi a última capital dos Reis cingalêses cujo patrocínio permitiu que a cultura Dinahala prosperasse por mais de 2.500 anos até à ocupação do Sri Lanka pelos britânicos em 1815. É também o local do Templo da relíquia do dente (o dente sagrado do Buda), que é um famoso local de peregrinação.
O conjunto monumental de Kandy é um excelente exemplo de um tipo de construçã otradicional em que o palácio real e o Templo do dente de Buda são justapostos. O Templo do dente, o complexo palaciano e a cidade sagrada de Kandy são directamente e tangivelmente associados à história da propagação do Budismo, uma das grandes religiões da humanidade.
 
Copyright © Leisure Publications
Esta estátua em Polonnaruwa, conhecida como a estátua de Parakramabahu I, é uma escultura em pedra que remonta ao século XII.
A sua identidade é incerta, embora se aceite que se possa tratar de uma estátua do rei Parakramabahu I, que governou o país de 1153 a 1186. Com 3,40 metros de altura, foi esculpida em alto relevo e representa uma figura majestosa com uma expressão grave, segurando um livro ou outra coisa qualquer que não consigo identificar.

Sem comentários: