domingo, 5 de maio de 2013

Petróglifos de Saimaly-Tash - Quirguistão

Um postal do Quirguistão já não é uma novidade neste blog mas ainda assim, este é mais uma bela aquisição para a colecção. Foi enviado pelo Manu a pensar no futuro da colecção Unesco. É que os Petróglifos de Saimaly-Tash estão na lista de tentativas da Unesco.

© 2002, Rarity firm Ltd.
Estes petróglifos encontram-se na montanha Ferghana. Este santuário natural é considerado uma das maiores colecções de gravuras na rocha não só no Quirguistão e na Ásia Central mas também no mundo inteiro.   
Foram identificadas cerca de 10.000 rochas com gravuras, as mais antigas datando dos séculos III e início do século II a. C, ou seja, Idades do Cobre e Bronze.  
Saimaly-Tash é um local único que foi continuamente usado como local sagrado desde o terceiro milénio a. C. até à Idade Média, e ainda até aos dias de hoje. 
É uma rica fonte de conhecimento sobre a vida quotidiana, mentalidade, história e cultura das antigas tribos de caçadores, criadores de gado e dos primeiros camponeses na Ásia Central. Dá-nos também uma ideia sobre a sua cultural espiritual, crenças religiosas e a sua adoração às montanhas, natureza, totems e imagens cósmico-solares.  

Sem comentários: