quinta-feira, 23 de maio de 2013

Postal de cortiça

Este é o meu 2º postal de cortiça. Foi enviado pela Edite, um dos novos membros da comunidade em português, no forum do Postcrossing.
É do conhecimento geral que Portugal é o maior produtor mundial de cortiça. Com uma área de 730 mil hectares de montado de sobro, somos responsáveis por mais de 50% da produção mundial de cortiça.
Actualmente, esta matéria-prima tem várias utilizações, como por exemplo os revestimentos de solos, os isolamentos (térmicos e acústicos), na fabricação de instrumentos musicais, em artigos de decoração, nos componentes para calçados e para o setor industrial de diversos segmentos automóvel, bebidas, construção, alvenaria, decoração e, neste caso, postais.

www.sofoto.pt | Foto: J. C. Pinheira
A primeira extracção da cortiça ocorre, normalmente, quando a árvore atinge entre 25 a 30 anos, sendo que a extracção ocorre nos meses de Junho a Agosto. Essa cortiça, por vezes com espessura considerável, recebe o nome de virgem e distingue-se substancialmente da cortiça de reprodução extraída nos períodos seguintes: é designada por secundeira na segunda tiragem e por amadia nas tiragens ou extracções subsequentes. A cortiça amadia é a de maior qualidade, sendo por isso a mais valorizada, e a única que pode ser utilizada para o fabrico de rolhas. A partir desta fase, a cortiça é extraída a cada nove anos. - in: wikipédia

Sem comentários: