segunda-feira, 29 de julho de 2013

Forte de Galle - Sri Lanka

Um dos poucos postais recebidos a semana passada foi este do Sri Lanka, enviado pela(o) Du. Com este postal do forte e do farol de Galle, tenho mais um local UNESCO deste país. Só já faltam 2!!
Galle é uma cidade situada no extremo sudoeste do Sri Lanka, a 119 km de Colombo.
Galle era conhecida como Gimhathiththa antes da chegada dos portugueses no século XVI, quando era o principal porto da ilha. O auge do seu desenvolvimento aconteceu no século XVIII, durante o período colonial holandês.
Galle é o melhor exemplo de uma cidade fortificada construída pelos portugueses no Sul e no sudeste asiático, mostrando a interação entre os estilos arquitectónicos portugueses e tradições nativas. O forte de Galle é um Património Mundial da UNESCO e a maior fortaleza restante na Ásia, construída pelos ocupantes europeus.

 O Forte de Galle, na Baía de Galle foi construído originalmente em 1588 pelos portugueses e, em seguida, extensivamente fortificado pelos holandeses a partir do século XVII. É um monumento de património histórico, arqueológico e arquitectónico, que mesmo depois de mais de 423 anos se mantém em bom estado de conservação, devido ao trabalho de reconstrução feito pelo departamento arqueológico do Sri Lanka.
O forte tem uma história colorida, e hoje tem uma população multiétnica e multirreligiosa. O valor do património do forte foi reconhecido pela UNESCO, tendo sido inscrito como Património Mundial da UNESCO em  1988. A organização descreve o local como "um conjunto urbano que ilustra a interação de arquitectura europeia e as tradições do Sul da Ásia do século XVI ao século XIX."
 
O Farol de Galle, encontra-se dentro do forte e é o farol mais visitado do país. Esta é a estação de luz mais antiga do Sri Lanka, datado de 1848, mas o farol original foi destruído por um incêndio em 1934.
É operado e mantido pela autoridade de portos de Sri Lanka.

Sem comentários: