domingo, 28 de julho de 2013

Postais do Uzbequistão

Não é todos os dias que recebe um postal do Uzbequistão e muito menos 3. Há uns dias recebi estes, enviados directamente de lá, pela Yuliya que me propôs uma troca. Recebi os postais dela muito rapidamente e espero que os meus chegam ao destino o mais breve possível.

O casamento assume um grande significado na vida dos uzbeques, sendo celebrado com grande solenidade e do qual constam vários rituais que devem ser executados sem falhas.
Depois de o Mulá  ter lido as orações aos noivos e os declarar marido e mulher, o casal dirigi-se ao registo civil para registar oficialmente o casamento.
Neste postal está o momento mais importante de um casamento tradicional uzbeque, o momento em que a noiva deixa a casa dos pais para ir para a casa do noivo.
Na manhã seguinte à festa do casamento, a noiva é recebida pela sua nova família. Os pais do noivo, faliares e amigos oferecem prendas às noiva e esta agradece com uma vénia.  
 
 A Yuliya vive em Tashkent, a capital do Uzbequistão e de onde é este postal. Mostra a Mesquita Jemi, a 3ª maior do país.
Apesar de ser um edifício moderno, esta mesquita tem uma história antiga. Foi fundada em 1451 por Ubaidullah Hoja Ahror, um descendente do Profeta Maomé.
Em 1868 foi destruída por um terramoto tendo sido reconstruída pelo czar russo Alexandre III.

Este é um postal de Bukhara e que mostra uma das atrações da cidade, o Minarete Kalyan, que faz parte da mesquita  Po-i-Kalyan.
Foi construído em 1127 com o objectivo de chamar os muçulmanos para as cinco orações diárias. Tem 45.6 metros de altura.  
Cem anos após a sua construção, impressionou de tal maneira Genghis Khan que este ordenou que fosse poupado quando tudo à sua volta foi destruído pelos seus homens.  
O minarete também é conhecido como "Torre da Morte", porque até ao início do século XX, alguns criminosos foram executados sendo atirados do alto da torre.  

Sem comentários: