sábado, 26 de agosto de 2023

Mesquita Azul - Turquia

Também conhecida como Mesquita do Sultão Ahmed, esta mesquita é uma das mesquitas otomanas mais majestosas de toda a Turquia. 

A Mesquita Azul foi construída entre 1609 e 1616, pelo arquiteto Mehmet Ağa, instruído pelo Sultão Ahmed I. Foi projetada como uma demonstração de força imperial para complementar a imponente Mesquita Hagia Sophia, que fica em frente à Praça Sultanahmet. 
É apelidada de Mesquita Azul por causa dos mais de 20.000 azulejos de cerâmica Iznik feitos à mão que decoram o interior, com muitos desenhos diferentes de tulipas, rosas, cravos e lírios, bem iluminados por 260 janelas.

 
© Copyright by KESKIN COLOR KARTPOSTALCILIK A. S.
TR-144214, enviado pela Ece.
Além do seu tamanho impressionante e beleza, um dos elementos mais distintivos desta mesquita de Istambul é que ela tem seis minaretes, em oposição aos habituais dois ou quatro da maioria das mesquitas da cidade. Na história da Mesquita Azul, diz a lenda que isto se deve a um mal-entendido – quando o Sultão decretou que deveria haver altın minarete (minaretes de ouro), o arquitecto ouviu altı minarete (seis minaretes). Isto causou alguma controvérsia, já que a única outra mesquita com seis minaretes naquela época era a mesquita do Profeta em Meca – um problema que o sultão superou ao ordenar a adição de um sétimo minarete em Meca.
 
 
  Se estão a pensar ir até Istambul e querem visitar a Mesquita Azul, deixo aqui alguns informações úteis, que convém saber antes de a visitar.
- As orações diárias acontecem cinco vezes por dia, começando com a 1ª chamada para rezar ao nascer do sol  e a última ao cair da noite. A mesquita fecha durante 90 minutos em cada oração. É aconselhável evitar visitar a mesquita durante as orações (especialmente durante a do meio-dia às sextas-feiras), ou durante a meia hora seguinte após o adhan, chamada para a oração, feita através dos minaretes da mesquita.
- Antes de entrar na mesquita, retire os sapatos e coloque-os num saco de plástico fornecido à entrada. Tanto estes sacos de plástico como a entrada na mesquita são grátis.
- As mulheres devem cobrir a cabeça ao entrar na mesquita. À entrada são fornecidos lenços, gratuitamente, para cobrir a cabeça. Deve colocar-se o lenço sobre a cabeça e com um dos lados, enrolá-lo à volta do pescoço, cobrindo os ombros. O lenço apenas serve para tapar o cabelo, não deve tapar a cara.  
- Dentro da mesquita não se deve utilizar flash ao tirar fotografias. Este é um local de culto, deve evitar olhar e tirar fotografias a quem está a rezar. Pede-se que se visite o local de forma sossegada e silenciosa de modo a não incomodar quem faz as suas orações.
No fim da visita os sacos de plástico devem colocar-se nos devidos recipientes e os lenços devolvidos.

Sem comentários: