terça-feira, 23 de julho de 2013

Volgogrado - Rússia

E quanto a postais russos, estamos conversados. Só faltava mesmo este de Volgogrado, enviado através de uma troca no site oficial.

Volgogrado conhecida entre 1598 e 1925 como Tsarítsin e, entre 1925 e 1961 como Estalingrado, é uma cidade da Rússia, capital administrativa do óblast de Volgogrado, no sul do país. Estende-se por cerca de 80 km, na margem ocidental do rio Volga.
Tem cerca de 1 milhão de habitantes. Foi fundada em 1589 com a designação de Tsarítsin, por se ter originado de uma fortaleza junto às margens do rio Tsaritsa. Em 1925 passou a chamar-se Estalingrado, por decisão do XIV Congresso do Partido Comunista da União Soviética, para homenagear o então secretário-geral do partido, Josef Estaline, por aqui ter derrotado, em 1920, à frente das tropas do Exército Vermelho, o general Anton Ivanovitch Denikin, comandante do Exército Branco.
Em fevereiro de 1956, após o processo de desestalinização posto em prática no governo de Nikita Khruschov, passou a chamar-se Volgogrado, por decisão do XX Congresso do Partido Comunista da URSS.
A batalha de Stalingrado teve lugar nesta cidade no inverno de 1942, com êxito do exército soviético sobre as tropas alemãs nazistas, desgastadas pelo inverno rigoroso típico da região. - in: wikipédia

Sem comentários: