sábado, 25 de janeiro de 2020

Castelo do Haut-Koenigsbourg - França

A minha última vez na França foi em 2013 e talvez esteja na altura de voltar. São muitas as regiões para descobrir por lá mas a que neste momento está na minha lista é a Alsácia. Para além de Estrasburgo, Colmar e outras cidadezinhas super fofas, também não será má ideia ir conhecer este castelo. Locais UNESCO e castelo não podem faltam numa viagem e na colecção de postais. Estes foram enviados pela Joana, pelo João e pela Valérie. 


Este castelo é um dos monumentos mais visitados de França, sendo visitado anualmente por cerca de 600,000 visitantes.

Images & Reportages
O castelo ocupava uma posição estratégica quando foi construído no século XII e tinha como objectivo, proteger as rotas do vinho, do trigo e do ouro. Durante a Guerra dos 30 anos, foi reduzido a escombros e posteriormente abandonado. Em 1899, o Kaiser Wilhelm II decidiu reconstruir-lo com a intenção de o converter num museu e um símbolo da anexação da Alsácia pela Alemanha (em 1919 o Tratado de Versalhes restitui a Alsácia à França) .

Apesar de ser uma construção relativamente recente, o castelo permanece fiel ao espírito da arquitectura medieval. No seu interior as suas salas e quartos impressionam pela decoração, paredes pintadas, mobílias renascentistas e enormes fogões de lenha. Na cave encontra-se uma colecção de armas medievais que inclui bestas, espadas e várias armaduras.

Sem comentários: