quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Mosteiro dos Jerónimos

Todos concordamos que o Mosteiro dos Jerónimos é um monumento fantástico, como se pode ler no site da UNESCO, exemplifica a arte portuguesa no seu melhor. 
Já vi os mosteiro umas quantas vezes mas ao interior, para além da igreja, só fui uma vez. Ao chegar ao coro alto fiquei literalmente de boca aberta. Que maravilha!!
E esta maravilha de postal, foi enviado pela Margarida. 

Fotógrafo: Luís Pavão
A Igreja de Stª Maria de Belém apresenta uma planta em cruz latina, composta por três naves à mesma altura (igreja salão), reunidas por uma única abóbada polinervada assente em seis pilares de base circular. 
Quando se entra, encontram-se os túmulos de Vasco da Gama (sub-coro esquerdo) e de Luís de Camões (sub-coro direito), ambos do século XIX, do escultor Costa Mota (tio). Continuando, na parede norte, podem apreciar-se os confessionários e, no lado sul, os janelões decorados com vitrais da autoria de Abel Manta e execução de R. Leone (já do século XX).    
A abóbada do cruzeiro cobre, de um só voo, uma largura de 30 metros. Representa "a realização mais acabada da ambição tardo medieval de cobrir o maior vão possível com o mínimo de suportes" (Kubler). Neste espaço livre, em que se encontra toda a simbologia régia, a profusão de ornatos atinge o seu auge.
No braço esquerdo do transepto estão sepultados os restos mortais do Cardeal-Rei D. Henrique e os dos filhos de D. Manuel I. No braço direito do transepto encontra-se o túmulo do Rei D. Sebastião e dos descendentes de D. João III. - in: http://www.mosteirojeronimos.pt/pt/index.php?s=white&pid=209

3 comentários:

Unknown disse...

Fico muito contente por teres gostado do postal :)

Entretanto hoje recebi o teu postal do castelo de Soure, qual não foi o meu espanto quando disseste: "Ainda bem que pediste um postal de Soure", não me lembrava NADA de te ter pedido um postal de Soure xD
Isso são tantos postais e tantas trocas que uma pessoa perde-se.
Fico-te a dever uma vez mais um postal, entretanto não tenho um postal em específico que quero mandar-te e vai demorar um pouco até tê-lo, não te importas que demore um pouco mais a enviar-te um postal de volta?

Martinha disse...

Disse-te que ia a Pombal e a Soure e perguntei-te se querias algum, disseste que preferias de Soure.
Não te preocupes, por vezes também tenho dessas amnésias, é como dizes, são muitos postais e trocas.
Não te preocupes em retribuir, mas quando quiseres/puderes!!
Já só faltam 3 semanas para ir para França, qualquer dia estás a receber outro postal ;)

Unknown disse...

Quando estiver mais perto da altura de ires, logo vejo se há algum em específico que quero cravar-te ou se pode ser à tua escolha :P