segunda-feira, 12 de agosto de 2013

PT RR - Grupo 80 * Castelos/Palácios

Num RR onde se fala e escreve português, recebi postais de Portugal, Itália e Bélgica. 

Desenho de Jorge Braga da Costa
Desconhecia a existência deste palácio em Mangualde. O postal foi enviado pela Ana Sofia.
O Palácio dos Condes de Anadia, em Mangualde, tem as suas origens no século XVII. 
Em princípios do século XIX, o Palácio de Mangualde era conhecido por “Casa dos Paes do Amaral” mas, pelo casamento de Manuel Paes de Sá do Amaral de Almeida e Vasconcelos Quifel Barbarino, 10º Senhor da Casa dos Paes do Amaral, com sua sobrinha D. Maria Luiza de Sá Pereira de Menezes de Melo Sotomaior, 3ª Condessa de Anadia, passou a ser conhecido por “Palácio Anadia”.
Várias figuras históricas passaram por este Palácio, como o Marechal Massena, comandante do exército francês que, em 1810, invadiu Portugal pela terceira vez, ou o rei D. Luiz I, que o visitou em 1882.
Caracterizado por uma marcante fachada ocidental, pelas suas cantarias, azulejos setecentistas, e obras de pintores como Pellegrini, Giagenti, ou Lanzarotto, o Palácio Anadia é, em Portugal, um dos mais importantes exemplos da arquitectura senhorial setecentista, e está classificado como “Imóvel de Interesse Público”. - in: http://www.casaanadia.pt/index.php/pt/quintas/historia-do-palacio-dos-condes-de-anadia

Idizioni I. ANCORA
O Zé Pombal enviou-me um postal de Verona com o castelo da cidade, conhecido como Castelvecchio. É a mais importante construção militar da dinastia Scaliger que governou a cidade na idade média. O castelo foi pensado para ser o centro de todo um sistema defensivo, e a sua torre de menagem funcionava como centro do controlo visual da cidade.
 O castelo é rodeado por um fosso.
O Castelvecchio é hoje utilizado como museu, com o nome de Museo Civico di Castelvecchio. 

© Uitg. Thill.
"Oh não, este castelo outra vez!" - devem estar vocês a pensar. Sim, é o Het Steen em Antuérpia, mas não, não vou voltar a falar dele. Vou só dizer que aquela estátua de Lange Wapper, um gigante cujo passatempo preferido era aterrorizar os habitantes da cidade. 
O postal foi enviado pela Lieve.

Sem comentários: