quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Alter do Chão - Brasil

Não, não me enganei, este Alter do Chão é mesmo no Brasil, no entanto o nome deste local tem influência portuguesa por causa do período em que Alter do Chão servia de entreposto para embarcações, e devido também a existência de um município em Portugal com o nome Alter do Chão. 
O postal foi enviado pela Luzia que passou recentemente umas férias na Amazónia. 

Foto: Ary Mendonça
Localizada nas margens do Rio Tapajós, um dos afluentes do Rio Amazonas, encontra-se Alter do Chão. Alter do Chão está localizada a 30 km da cidade de Santarém, no Pará, região norte do Brasil. Alter do Chão é considerado um importante balneário da região e ponto em que os cruzeiros estrangeiros geralmente fazem uma de suas paragens.
O período de maior procura dos turistas para visitar Alter do Chão acontece nos meses de Agosto a Dezembro  quando ocorre a vazante dos rios do Pará. O nível da água baixa e então surgem as fantásticas praias de águas doces com areias brancas e macias. Devido a esse fenómeno  muitos chamam Alter do Chão de o "Caribe" brasileiro ou paraíso perdido.
Nessa época, vários bares são montados em Alter do Chão sobre uma grande faixa de areia que surge em meio ao rio, para servir aos turistas que tem acesso a ela por meio de pequenas canoas, conhecidas na região de Alter do Chão como Catraias. - in: http://www.intravel.com.br/controle.asp?acao=roteiro&acesso=menu&cat=6&subcat=26&roteiro=692

Sem comentários: