quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Locais UNESCO da Grécia

Os locais UNESCO da Grécia não são nada fáceis de se arranjarem, contudo nas últimas semanas consegui estes dois, o teatro do Sítio Arqueológico de Epidauro e o Mosteiro Novo em Quios. 
O primeiro postal foi enviado pela Elenor e o segundo pela Pavla da Rep. Checa. 

 © Photography spirouphotogallery
O Teatro de Epidauro faz parte do Santuário de Esculápio, na lista do Património Mundial desde 1988. 
O santuário de Esculápio era um lugar sagrado de cura dedicado a Esculápio, o deus da Medicina e que tinha o poder de curar as pessoas das suas dores e doenças
Havia vários santuários deste tipo por toda a Grécia mas o de Epidauro era o mais famoso por se acreditar que Esculápio tinha nascido lá. 
Para agradar os visitantes do templo e prestar homenagens aos deuses, foi construído em 340 A.C., um teatro, que hoje em dia é conhecido como o teatro de Epidauro. É considerado uma obra-prima da arquitectura. Foi um dos maiores do seu tipo e de seu tempo e possuía uma acústica considerada perfeita para a época. 

Harenberg | Sehnsuchts - Postkartr | Ägäis
O Mosteiro Novo é um mosteiro ortodoxo do Século XI na Ilha de Quios que foi reconhecido, juntamente com os mosteiros de Dafni e de Hossios Luckas, como Património Mundial da UNESCO em 1990. É famoso pelos seus mosaicos que, junto com os dos outros mosteiros, são considerados como os melhores exemplos de arte bizantina na Grécia.
O mosteiro foi construído em meados do Século XI, pelo imperador bizantino Constantino IX Monómaco e sua esposa, a imperatriz Zoé Porfirogênita. Segundo a tradição, construiu-se no lugar onde três monges, Nikitas, Ioannes e Iosif, encontraram milagrosamente uma imagem da Virgem Maria.
 Naquela época, Constantino estava exilado próximo de Lesbos; os monges visitaram-no e falaram-lhe numa visão segundo a qual ele se converteria em imperador. Constantino prometeu construir uma igreja se isto ocorresse. Em 1042, Constantino foi nomeado imperador e como sinal de gratidão começou a construir o mosteiro, dedicando-o a Teotokos. A igreja principal (o katholikon) foi inaugurada em 1049 e o complexo foi terminado em 1055, após a morte de Constantino.
Como resultado das concessões de terras, isenções fiscais e outros privilégios concedidos por imperadores sucessivos, o mosteiro prosperou durante o período bizantino. Com o passar dos séculos, o mosteiro arrecadou riquezas substanciais e converteu-se num dos mais ricos do Mar Egeu. No seu auge, por volta de 1300, as suas terras cobriam um terço de Quios e estima-se que lá viviam cerca de 800 monges.
O domínio genovês reduziu a sua riqueza, mas o mosteiro prosperou de novo durante a época otomana. Durante o século XVII o número de monges diminuiu, mas recuperou no século seguinte. 
O declínio do mosteiro só começou após o Massacre de Quios pelos otomanos em 1822, durante a Guerra de Independência da Grécia. O mosteiro foi saqueado e foram levados muitos objectos; depois disso o mosteiro não voltou a recuperar. Em 1881, um terramoto adicionou mais danos à igreja principal, causando a queda da cúpula, enquanto outras construções, como o campanário de 1512, ficaram destruídos. Em 1952, devido a escassez de monges, Mosteiro Novo foi convertido num convento. Segundo o censo de 2001, só era habitado por três monjas. - in: wikipédia

Sem comentários: