sábado, 2 de novembro de 2013

UNESCO WHS de Espanha

Não é que eu não tenha já todos os locais UNESCO espanhóis mas um bom coleccionador tenta sempre completar e melhorar as suas colecções, por isso quis o Luís me enviasse também estes postais. 

 Foto: Paisajes Españoles
O Hospital de la Santa Creu i Sant Pau, juntamente com o Palau de la Música Catalana, é um local UNESCO desde 1997.
Quando estive em Barcelona no passado mês de Março, visitei o Palau de la Música Catalana. Não estava nos meus planos visitar o Hospital, mas mesmo que estivesse, não seria possível porque estava fechado para obras. Assim, apenas vi o exterior, o suficiente para tirar uma fotos. E fotos foi tudo o que consegui, não encontrei postais nenhuns! Com tanto postal que há à venda naquela cidade, parece mentira que não tenha encontrado nenhum deste local. Assim que vi que o Luís tinha este postal para troca, escolhi-o logo.
O antigo Hospital de la Santa Creu i Sant Pau em Barcelona, é um complexo construído entre 1901 e 1930, desenhado pelo arquitecto modernista catalão Lluís Domènech i Montaner. 
Funcionou como hospital até 2009. 
Apesar de os edifícios actuais datarem do século XX, o Hospital de Sant Pau foi fundado em 1401 quando 6 pequenos hospitais medievais se juntaram. 

 © Fisa - Escudo de Oro, S. A. 
Eu até já tinha um postal desta igreja mas era bem antiguinho. Embora este não seja O postal que eu quero deste local, já é uma melhoria em relação ao outro. 
A igreja de Santa Maria del Naranco, situa-se a 3 km de Oviedo, no norte da Espanha.
Este monumento em estilo é um dos monumentos de Oviedo e Astúrias, classificados como Património Mundial pela UNESCO
O Rei Ramiro I ordenou a sua construção em 848 e usou-o como um palácio real, só mais tarde é que a construção foi convertida numa igreja.

© Edilesa - Foto: Archivo Edilesa / M. Martin 
Os mosteiros de San Millán Yuso e Suso (Yuso na frente e Suso lá atrás) estão classificados como Património Mundial desde 1997.
O Comité decidiu inscrever estes monumentos considerando que ambos são testemunho excepcional para a introdução e a contínua sobrevivência do monasticismo cristão, do século VI até os dias de hoje
Outro aspecto importante está relacionado com o facto de se considerar que estes mosteiros são o berço da língua espanhola moderna, escrita e falada.

Sem comentários: