domingo, 15 de dezembro de 2013

El Jadida - Marrocos

Uns dias antes da Paula ir para Marrocos recebi dois postais de Marrakech. Como sabia que ela ia mandar postais de lá não achei estranho recebe-los mas só depois de me lembrar que ela ainda não tinha ido e de não perceber nada do texto nos postais, é que olhei para a morada do destinatário e descobri que os postais não eram para mim. Devolvi-os mas no dia seguinte voltaram a aparecer na minha caixa de correio (o meu carteiro acho que todos os postais que aparecem no bairro são para mim). Decidi ir ao google maps para ver onde era a rua da caixa de certa e como não era longe aqui de casa fui lá entregá-los pessoalmente. 
Quando a Paula foi finalmente para Marrocos enviou postais de lá mas alguns não chegaram ao destino, incluindo vários de locais UNESCO. 
Conclusão, os postais de Marrocos que não eram para mim, vieram parar duas vezes à minha caixa de correio e aquele que era para mim nunca chegou a aparecer. O que apareceu foi este de El Jadida, que a Paula enviou já cá de Portugal e que ainda faltava na minha colecção UNESCO. 

Images du Maroc Eternel / Photo: Mohamed Seghir
El Jadida, a antiga possessão portuguesa de Mazagão é uma cidade da costa ocidental de Marrocos.  A cidade é conhecida principalmente pela grande cidadela portuguesa — conhecida localmente como a Cité Portugaise, — a maior do seu género no Norte de África, talvez à excepção das fortificações de Ceuta, que está classificada pela UNESCO como Património Mundial desde 2004 e foi eleita como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo em 2009. Mazagão sob o domínio português de 1506 a 1769,  foi a última possessão de Portugal em Marrocos. Foi abandonada e arrasada pelos portugueses em 1769, quando o então primeiro-ministro Marquês de Pombal decidiu transferir os seus habitantes para a Amazónia, no Brasil.
Os monumentos portugueses que chegaram até aos nossos dias são a cisterna, a antiga fortificação com suas muralhas e baluartes - exemplo precoce da arquitectura militar portuguesa do Renascimento -, e a Igreja de Nossa Senhora da Assunção, em estilo manuelino. Esse conjunto oferece um exemplo excepcional das influências recíprocas entre a cultura europeia e a marroquina. - in: wikipédia

Sem comentários: