quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Encontro de Natal

Este ano o Encontro de Natal Postcrossing realizou-se no fim-de-semana de 7 a 8 de Dezembro em Palmela, com passagens por outros locais da região, incluindo a casa da Gracinha, onde consta ter havido muita diversão. 
Eu não fui mas recebi estes dois postais enviados pelo Zé e pela Gracinha, assinados também pela Ninocas, pela Paula, pela Joana e pela Rita Oliveira. 

 Papyrus - edição de postais - www.papyrus.com * Design: João Nogueira
Este é um dos seis postais de Natal que o pessoal do postcrossing mandou fazer à Papyrus. Todos eles foram idealizados pelo João Nogueira, que fez um excelente trabalho. 
Apesar de a aletria ser considerada uma sobremesa típica do Natal, na minha casa não o é, aliás, acho que nunca se fez aqui em casa. O único local onde como aletria é mesmo no trabalho. 
Se alguém quiser experimentar fazê-la, aqui fica a receita:
Ingredientes:
150 g aletria
5 dl leite
200 g açúcar
50 g manteiga
4 gemas de ovo
1 limão
Preparação: 
  1. Ponha água a ferver numa caçarola.
2. Desfaça as "madeixas" da aletria e introduza-a na caçarola deixando cozer durante 5 minutos.
3. Aqueça o leite com a casca fina do limão. Vá deitando o leite aos poucos na caçarola com a aletria, que deve estar em lume brando, mexendo sempre.
4. Junte a manteiga e depois o açúcar.
5. Bata as gemas e adicione-lhes um pouco de leite. Retire a aletria do lume juntando-lhe as gemas cuidadosamente.
6. Leve de novo ao lume, por mais 2 minutos.
7. Ainda quente, deite a aletria numa travessa. Deixe arrefecer um pouco e polvilhe com canela. - in: 

Mª da Graça Mendes
A Gracinha também fez uma encomenda à Papyrus. Mandou fazer estes postais com os selos comemorativos do Ideário Republicano. 
Embora a República tenha sido implantada em 1910, no fim de 1908 a Câmara Municipal de Lisboa estava já a cargo do Partido Republicano Português, que vencera as eleições municipais de 1 de Novembro, transformando a capital portuguesa numa das primeiras capitais republicanas da Europa.
 O primeiro centenário dessa vereação é tema para um dos oito selos que recordam os grandes objetivos do Ideário Republicano para a modernização do país. Os outros são dedicados à Escola Republicana, à Industrialização, à Habitação, à Modernização do Estado, ao Registo Civil, à Saúde Pública e à Participação Cívica.
O ideário republicano em Portugal passou sobretudo pelo projecto de uma nova cidadania e foi profundamente marcado pelas grandes clivagens da viragem para o século XX: a redefinição dos símbolos nacionais num clima de mobilização nacionalista, a laicidade do Estado, o aprofundamento do parlamentarismo ou o alargamento da participação e dos direitos políticos e sociais marcaram os programas políticos dos fundadores da Iª República.
Os republicanos participaram também no mais abrangente magma cultural dos ideais de modernização da sociedade portuguesa, que chega aos finais do século XIX com enormes factores de atraso: uma fraca e incipiente industrialização, uma altíssima taxa de analfabetismo ou uma ruralidade muito marcante. - in: http://www.ctt.pt/fectt/wcmservlet/ctt/institucional/imprensa/imprensa/noticia28.html

Sem comentários: