quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Lago la Cueva - Espanha

Esya viagem a Barcelona esteve quase para ser a Oviedo nas Astúrias. E é de lá que é este postal enviado pela Raquel e que era um dos meus favoritos.
Desta vez a viagem é para Barcelona mas fiquei com vontade de conhecer esta parte de Espanha.

© Ediciones A. M. - Fotografia: Daniel Acevedo
Nas Astúrias existem 8 lagos, este é o Lago la Cueva.

Postais do futuro

Como disse anteriormente, para a semana vou a Barcelona mas irei visitar também outros locais e esses locais são Montserrat e Tarragona, de onde são estes postais, enviados pela Heidi e pela Ana.

Triangle Postales - Photo by Pere Vivas
O Mosteiro de Montserrat fica a cerca de 50 km de Barcelona. Para além do mosteiro em si, o meio envolvente parece ser bastante interessante.
O Monte Serreado, assim se chama o local onde o mosteiro foi construído, é um local bastante procurado por quem gosta de caminhadas e BTT, existem trajetos para todos os gostos e graus de dificuldade.
Não vou levar bicicleta e não acho que vá ter tempo para grandes caminhadas, ainda assim acho que vou gostar deste local.

© foto Raymond
A Ana e o Paulo estiveram recentemente em Barcelona e deram um salto a Tarragona. Sabendo que é um dos nossos destinos, a Ana enviou este postal para mostrar o que nos espera.
Confesso que estava com medo que a cidade não tivesse muito mais para ver além das ruínas romanas, que fazem deste, um local Unesco, mas a Ana disse que gostou muito e que vale a pena uma visita à cidade. Em breve vou saber se também vou gostar.
No postal está uma dessas ruínas romanas, o anfiteatro. Foi construído na época de Augusto no final do século II a. C.. Foi utilizado para vários eventos, incluindo espectáculos com gladiadores.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

NL-1637537

Daqui a exactamente uma semana, estarei num comboio a caminho de Lisboa, para no dia seguinte apanhar um avião com destino a Barcelona. No entanto, a visita à cidade fica adiada por 2 dias porque chegando a Barcelona sigo para Andorra, onde ficarei 2 dias e só depois é que começo a explorar a capital da Catalunha e arredores.
Já lá estive em 2006 mas apenas por algumas horas, ficou quase tudo por ver, incluindo a Casa Battló que devo visitar agora.

NL-1637537, enviado por Nynke & Hessel.
A Casa Batlló é uma peça chave na arquitectura de Barcelona modernista. Foi construída por Antoni Gaudí entre 1904-1906, encomendada pelo industrial têxtil Josep Batlló. Actualmente, a sua fachada é um ícone de referência em Barcelona.
A casa museu está aberta ao público tanto para visitas culturales, como para a celebracão de eventos nos seus salões modernistas.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Museu Machado de Castro - Coimbra

Há pouco tempo o Fernando fez uma lotaria para celebrar os 200 postais oficiais. Ninguém acertou em cheio de onde chegariam e para onde iriam os 200º postais, mas ele enviou os prémios a quem mais se aproximou e eu fui umas das vencedoras. Enviou-me este postal do Museu Machado de Castro e da Sé Nova.

Forways, Lta
O Museu Nacional de Machado de Castro é um dos mais importantes museus de belas artes e arqueologia de Portugal, tanto pela quantidade como pela qualidade das suas coleções. Encontra-se instalado no antigo Paço Episcopal de Coimbra,classificado como Monumento Nacional em 1910. Está localizado na freguesia da Sé Nova, na cidade de Coimbra.
O museu abriu ao público em 11 de Outubro de 1913.
O seu acervo foi constituído essencialmente pelos bens das extintas casas religiosas da região de Coimbra, bem como peças adquiridas pelo estado e doadas por particulares.
Em 2006 o museu encerrou para uma importante campanha de obras que incluíram a construção de um novo edifício. Reabriu em final de 2012.
As colecções do museu contabilizam-se em cerca de 15000 peças de escultura; pintura; desenho; artes decorativas (ourivesaria, cerâmica, mobiliário, e têxteis); e arqueologia ( esculturas, epigrafia, numismática). - in: wikipédia

Vila Praia de Âncora

Postais de Vila Praia de Âncora enviados pelo Miguel e pela Gracinha. 

 Foways, Lda
Vila Praia de Âncora é uma freguesia portuguesa do concelho de Caminha. Muito marcada pela presença de pescadores, ali não faltam barcos típicos e toda a azafama em dias de faina.

 Foways, Lda
O Forte da Lagarteira, também designado por Forte de Âncora, localizado em Vila Praia de Âncora, está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1967. Tinha por objetivo a defesa da costa perante a ameaça da armada espanhola.
Trata-se de uma fortaleza com planta em estrela, constituída por quatro baluartes laterais e bateria de três faces na fachada voltada ao rio. Nesta construção conciliam-se caraterísticas seiscentistas com a persistência de algumas de cariz medieval como é o caso do balcão fechado. - in: http://www.cm-caminha.pt/ver.php?cod=0M0D0L

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Guimarães

Já são tantos os postais de Guimarães que coloco aqui, que já é complicado encontrar algo de novo para dizer sobre esta cidade. Mas apesar de já ter bastantes postais de Guimarães, nunca são demais e estes até são novos.

 Casa de Recordações
 A estátua de D. Afonso Henriques na actualidade inserida no acesso principal ao Paço dos Duques de Bragança, é uma obra de Soares dos Reis (estátua) e José António Gaspar (pedestal). A ideia da sua construção partiu de um grupo de portugueses, residentes no Rio de Janeiro, sendo feita a angariação dos fundos necessários nas duas cidades. Foi erigida em 1888, no actual Largo de São Francisco. Teve duas trasladações, a primeira para o Toural e a segunda, em 1940, para a sua actual localização. A estátua de bronze simboliza o rei conquistador que lutou como um herói na defesa do reino português, donde partiu à conquista de Portugal. - in: http://www.topguimaraes.com/pt/atraccoes-historicas-de-guimaraes/item/141-estatua-d-afonso-henriques.html

  © M. R.
A Susana já começa a passar à filha o gosto pelas viagens. Este postal serve para assinalar a primeira viagem da pequena Leonor.
Símbolo de fé e farol de Guimarães, o Santuário da Penha é um monumento de singular beleza e valia arquitectónica e religiosa. 
O Santuário da Penha é um exemplar único da arquitectura religiosa de Marques da Silva. Em 1930, o reconhecido arquitecto, um verdadeiro “amigo da Penha”, ficou incumbido do projecto e da escolha do local de implantação. Os trabalhos de regularização do terreno começaram em 6 de Agosto do mesmo ano.
Inaugurado em 1947, é um monumento de singular beleza e valia arquitectónica e religiosa. Uma obra emblemática de Guimarães. - in:
http://www.penhaguimaraes.com/santuario.php

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Monumentos Megáliticos

Foi apenas há algumas semanas que visitei o meu 1º monumento megalítico mas já tenho postais de alguns destes monumentos ancestrais. A visita à minha 1ª anta foi tão interessante que eu e uma amiga estamos a combinar ir visitar outra aqui perto.
Aqui perto não é nenhuma destas mas são as duas bem interessantes.

 Fotos: Anibal Santos © IBERPONTO
 Quando fui aos Açores enviei um postal à Leninha e ela enviou-me este para agradecer.
Este Dólmen ou Anta localiza-se na freguesia de Alcobertas, no concelho de Rio Maior. É um monumento megalítico de carácter funerário, constituído por câmara e corredor, típico do Final do Neolítico, sendo um dos maiores da Península Ibérica.
Foi a partir deste dólmen que nasceu a igreja matriz e, actualmente, ainda é usada como capela lateral.
Esta igreja, do final do século XV, é um raro exemplo de cristianização de um monumento megalítico que permanece até à actualidade. - in:
http://www.verportugal.net/Santarem/Rio-Maior/Rio-Maior/Patrimonio/Dolmen-de-Alcobertas=001550


Esta semana recebi este enviado pelo Zé. Trata-se da Mamoa de Lamas.
A Mamoa de Lamas é um monumento megalítico situado na freguesia de Lamas, concelho de Braga, Portugal.
O monumento foi edificado no período Neolítico (aproximadamente 3000 a.C.), possuindo dimensões médias a mamoa cobria um dólmen do qual restam apenas três lages conservadas "in situ", encontrando-se as restantes nos arredores da mamoa. A sua descoberta revelou ainda várias informações sobre o passado da região.
A Mamoa de Lamas está inserida no Núcleo Museológico de Lamas. - in: wikipédia

Igreja do Pópulo - Braga

Já estive algumas vezes em Braga mas só visitei a Igreja do Pópulo o mês passado. Meses antes o Miguel tinha-me enviado este postal e foi ele o guia durante a visita.

Guia Turistico do Norte
A Igreja do Pópulo localiza-se na Praça Conde de Agrolongo. Integra o Convento do Pópulo, e nela se venera a imagem da Virgem da Igreja de Santa Maria del Popolo em Roma.
O templo foi iniciado em 1596 por iniciativa do então arcebispo de Braga, D. Frei Agostinho de Jesus e Castro. A construção de todo o conjunto arrastou-se do século XVI ao século XIX.
Grande parte do edifício (incluindo a fachada) foi reconstruído nos finais do século XVIII com projecto de autoria do arquiteto Carlos Amarante.
Com a extinção das ordens religiosas masculinas (1834), o conjunto transitou para as mãos do Estado, tendo as dependências do convento, a partir de 1841, passado a acolher um Regimento de Infantaria.
Atualmente, as dependências do convento são um dos edifícios da Câmara Municipal de Braga. - in: wikipédia

Natal Coca-Cola

Eu sei que o Natal já passou mas tinha que mostrar este postal.
Durante a época natalícia a Coca-Cola oferecia um postal de Natal na compra de um pack de garrafas de 1l (já não me lembro se era nas de coca-cola zero ou light). Eram 8 postais diferentes. Infelizmente não fui vez nenhuma às compras durante esta promoção.

 © Coca-Cola Company
Não ofereciam só os postal, ofereciam também selos. Espero que repitam a ideia este ano.
Como não fui nenhuma vez às compras, não consegui nenhum postal mas o Miguel enviou-me este como prémio de um dos jogos do forum.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Encontros Postcrossing

O Postcrossing leva-me literalmente a percorrer o país de norte a sul. Exemplo disso mesmo são os dois últimos encontros a que fui. O de Natal foi em Elvas a 8 de Dezembro e o de Ano Novo em Braga a 5 de Janeiro.
O encontro de Elvas foi uma verdadeira aventura para mim uma vez que corri o risco de não voltar para casa por causa de uma greve da CP. Felizmente tudo correu bem. Para além de Elvas, que gostei muito de conhecer, também fomos a Olivença. Neste encontro estive eu, a Joaninha, a Ninocas e marido, a Paula e a Susana mais o Diogo e a mais novo postcrosser do grupo, a Leonor.
O encontro de Braga bem que se podia ter chamado o "encontro dos gelados" porque foram os gelados a dar origem ao encontro.
E em Braga, eu e a Vitória, mais o marido, fomos encontrar o Miguel, o nosso guia local. Daqui a uns dias vamos voltar a encontrar-nos porque vamos os 4 para Barcelona :D

 Foto: João Carpinteiro - PAPYRUS, Edição de postais ilustrados
 Nos últimos tempos tenho recebido alguns postais de Elvas mas como ainda não tinha nenhum postal da Sé de Elvas, escolhi este para enviar para mim.
A Igreja de Nossa Senhora da Assunção, antiga Sé de Elvas, localiza-se na Praça da República.
O actual edifício foi erguido a partir de 1517 em substituição a uma igreja gótica anterior. O autor do projeto em estilo manuelino foi, provavelmente, Francisco de Arruda. A abertura ao culto foi realizada em 1537, com as obras ainda inacabadas.
Em 1570 a igreja passou a ser sede da diocese de Elvas, ascendendo assim a catedral (Sé). Nos séculos XVII e XVIII foram realizadas inúmeras modificações estilísticas que enriqueceram o interior.
A diocese de Elvas foi extinta em 1881, cessando as modificações no templo. - in: wikipedia

Edição Tabacaria da Sé

Tenho bastantes postais de Braga, ainda assim, comprei mais uns quantos, entre eles este da Igreja de São Vicente.
Esta igreja remonta a um templo primitivo do qual só resta uma lápide tumular visigótica. O templo actual foi reconstruído em meados do século XVI.
A fachada, com elementos maneiristas, é o primeiro edifício do barroco bracarense.

Postais da Margarida

A Margarida é mais uma das apaixonada por postais e estes dois foram enviados por ela. Em breve segue outro postal para a tua caixa de correio.

  Foi apenas o ano passado que andei pela 1ª vez nos eléctricos de Lisboa, incluindo no mais famoso deles todos, o 28. O 28 faz o trajecto Prazeres - Graça desde 1914 (e ao Martim Moniz no seu itinerário mais longo desde 1984).
Esta imagem é talvez das mais conhecidas e mais fotografas e também eu quis tentar a minha sorte. Ali estive eu de máquina em punho, à espera do elétrico... muito esperei eu e apesar da espera o resultado não foi exactamente como eu queria.

 Foto: Oswaldo Santos
Se o eléctrico 28 é o mais famoso dos eléctricos, o farol da Barra deve ser o mais famoso dos nossos faróis. Foi construído entre 1885 e 1893. É o mais alto de Portugal e o segundo maior da Península Ibérica.
Quando era pequena fui uma vez para uma colónia de férias na Barra.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Postais da Sónia

A Costa da Caparica é das praias mais conhecidas do nosso país mas eu ainda não tinha nenhum postal de lá. Não sei se a Sónia sabia disso mas acertou em cheio e acabou por me enviar algo novo.

 © ATLANTICPOST
Este é um barco de pesca típico da Costa da Caparica.

Design: 2&3D Design e Produção Lda.
Esta moça podia estar a apanhar banhos de sol na Costa mas não se trata de uma banhista. Esta é uma peça que faz parte da colecção do Museu da Farmácia em Lisboa. Trata-se de uma figura para diagnóstico médico, em marfim, feita do Japão no século XIX.
Esta figuras eram utilizadas para que as pacientes pudessem mostrar aos médicos o que lhes doía, uma vez que não podiam ser vistas despidas por eles.

Touros e vacas

Ao passear pela ilha Terceira, a probabilidade de encontrarmos touros e vacas é muito grande. Fazem parte da paisagem. E se fazem parte da paisagem aparecem com certeza em postais. Os 2 primeiros foram em Manú e o 3º foi comprado por mim. 

Foto: Luís Godinho
Estes touros para além da paisagem também fazem parte de umas das tradições mais populares da ilha e da qual são as estrelas principais, as touradas à corda. 
Esta tourada caracteriza-se pela corrida de 4 touros adultos da raça brava da ilha Terceira ao longo de um arraial montado numa rua ou estrada, num percurso máximo que regra geral é de 500 m. O animal é controlado por uma corda atada ao seu pescoço (daí a designação do tipo de tourada) e segura por 6 homens (os pastores) que conduzem a lide e impedem a sua saída para além do troço de via estipulado. A lide é conduzida por membros do público, em geral rapazes, embora seja admissível a presença de capinhas contratados. Após a lide, os animais são devolvidos às pastagens sendo repetidamente utilizados, embora com um período de descanso mínimo de 8 dias. - in: wikipedia

© Ver Açor, Lda.
Geralmente quando vemos as vaquinhas, elas estão nos cerrados, pedaços de terra divididos por muros de  pedra vulcânica. Os ditos cerrados não servem apenas para divisão da propriedade mas também para a protecção das culturas e de abrigo aos bovinos.
Na altura das sementeiras a paisagem parece uma manta de retalhos. 

O melhor lugar para se admirar esta bela manta de retalhos, é a Serra do Cume. Do alto dos seus 545 metros de altitude tem-se uma vista deslumbrante sobre o Vale da Achada, uma das paisagens mais incríveis da ilha. São centenas de hectares de pastagens... o paraíso para qualquer vaca. 

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Vinhas do Pico

As vinhas do Pico, ou melhor, a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, é um dos três locais UNESCO que me faltam visitar em Portugal.  Este local entrou para a lista do Património Mundial em 2004.
O 1º postal que recebi de lá chegou em 2008 enviado pelo Zé Pombal e o 2º chegou em Dezembro passado, enviado pela Lurdes.

A zona classificada inclui um notável padrão de muros lineares paralelos e perpendiculares à linha de costa rochosa, onde as vinhas são cultivadas em chão de lava negra.
Os muros foram construídos para protecção dos milhares de pequenos e contíguos lotes rectangulares (designados currais ou curraletas) da resalga proveniente da água do mar e do vento marítimo mas deixando entrar o sol necessário à maturação das uvas.

Foto: Jorge de Barros
Registos desta vinicultura, cujas origens datam do século XV, manifestam-se na extraordinária colecção existente em casas particulares, solares do início do século XIX, adegas, igrejas e portos. A belíssima paisagem construída pelo homem neste local é remanescente de uma prática antiga, muito mais vasta na região açoriana. - in: wikipedia

CA-296329

É tão bom quando as pessoas se esforçam por enviar postais que realmente gostamos!! A Glenn, para além de ter lido com atenção o meu perfil do PC, também foi ver a minha lista de faltas UNESCO e do Canadá ainda me faltam bastantes. Graças a este belo postal, o Parque Nacional Gros Morne é uma das mais recentes aquisições para a colecção do Património Mundial.
O Parque Nacional Gros Morne localiza-se no costa oeste da Terra Nova no Canadá. Foi reconhecido como Património Mundial pela UNESCO em 1987.

Produced & Distributed by M & B Postcards
Este parque é um raro exemplo do processo de deriva continental, onde a crosta oceânica e as rochas do manto da terra se encontram expostas. Acção glacial mais recente resultou em alguns cenários espectaculares, como a planície costeira, planalto alpino, fiordes, vales glaciares, penhascos, cataratas e vário lagos.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

US-2005402 & US-2028328

Postais oficiais americanos dos estados de Vermont e Ohio.

Photo © John Knox - Pub. by Vermont Illustrating LLC
US-2005402, enviado pela Molly.
Gostei tanto deste postal. É um dos poucos que tenho do Vermont e um dos meus favoritos dos EUA.
O postal mostra uma igreja Metodista em Newbury. Foi construída em 1829.

Photos by John & Sam Penrod © Penrod/Hiawatha
US-2028328, enviado pelo Logan.
Faróis do Ohio.
No cimo: Vermilion, Fairport Harbor West, Port Clinton, Ashtabula, Huron Harbor.
No centro: Toledo Harbor, Marblehead, Old Fairport Harbor.
No fundo: Cleveland, Conneaut, Lorain, South Bass Island.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Pitons - Stª Lúcia

Para terminar este "cruzeiro" pelas Caraíbas, proporcionado pela Déa, agora tenho um postal dos Pitons na Stª Lúcia.

Kimagic Photo & Design
Os Pitons, chamados Gros Piton e Petit Piton (com 770 e 743m de altitude respectivamente) são estes 2 picos de origem vulcânica e que são uma grande atração turística no país. São um orgulho para os habitantes de tal modo que existem várias coisas e lugares com o nome de pitons, como por exemplo cerveja piton.
Esta área de conservação foi declarada pela UNESCO como Património da Humanidade em 2004.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Piscina Esmeralda - Dominica

Este ainda é um dos postais enviados pela Déa. Trata-se do meu 2º postal da Dominica e, tal como o 1º, também é do Parque Nacional Morne Trois Pitons, um local Unesco desde 1997.

Kimagic Photo & Design
Esta pequena piscina natural de água muito fria, localiza-se na floresta tropical, a uma curta caminhada do centro da ilha. É muito popular nos dias de cruzeiro.
Já apareceu em alguns filmes e fotos de casamento, uma vez que é bastante procurada por quem quer dar o nó.