quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Museu Austríaco das Habitações Palafitas

Há uns tempos disse que tinha perdido um postal UNESCO no quarto. O postal continua desaparecido mas eu tinha de o ter de qualquer maneira. Felizmente ainda tinha alguns dos postais que a Sarah procurava e propus-lhe uma nova troca. Escolhi mais 3 postais, sendo um deles igual ao que desapareceu. Assim, consegui finalmente ter postais de todos os locais UNESCO das Áustria. 

Em 2011, as habitações pré-históricas palafítas  nos Alpes foram incluídas na lista de Património Mundial da UNESCO. No Museu das Habitações Palafitas em Mondsee, encontra-se um pouco da história destas habitações no lago. Uma antiga lenda fala de uma aldeia afundada, cujos restos podem ser vistos nas profundezas do Lago Mondsee. Todas as lendas têm um fundo de verdade e a prova disso é que por vezes é possível ver estacas de madeira à superfície das águas do lago. 

Fotos: W. Weinhäupl
Em 1854 foram encontradas as primeiras habitações palafitas no Lago Zurique e foram identificadas como sendo os restos de assentamentos pré-históricos. Esta descoberta levou a que fossem feitas mais buscas noutros lagos dos Alpes e em 1864, foram descobertos os primeiros restos no lago Attersee. 
Foi o cientista Matthäus Much que se tornou o mestre da pesquisa das habitações palafitas. Depois de ter descoberto algumas habitações no lago, Much comprou uma casa nas margens do Mondsee em 1872, o que lhe permitiu fazer sua pesquisa na frente de sua casa
Usando uma pá auto escavadora fixa num barco, trouxe à superfície uma quantidade extraordinária de achados. 
A vasta colecção de Matthäus Much foi comprada pela Universidade de Viena, onde ainda hoje se encontra. Outra grande colecção pode ser também encontrada no Museu Austríaco das Habitações Palafitas no centro da cidade de Mondsee. 

Sem comentários: