sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Veneza - Itália

Se fizermos uma pesquisa sobre as cidades mais românticas da Europa ou mesmo do mundo, com certeza que Veneza vai aparecer sempre. E porque hoje é o Dia do Namorados, aqui ficam dois belos postais desta cidade tão romântica.
Não confirmo o romanticismo da cidade porque só lá estive durante umas horas, era de noite e estava nevoeiro, ou seja, não vi nada. Não deu nem para tirar fotos mas felizmente consegui comprar postais, estes e mais uns poucos. 

  © Copyright 2006 by Mazzega Art & Design s. r. l - Venezia * Foto: archivo Mazzega Art & Design
O Grande Canal é o maior e mais importante canal de Veneza e a sua maior via de tráfego aquático. 
 O seu início é a laguna perto da estação ferroviária e contorna a maior parte da cidade, fazendo uma curva em forma de grande "S" pelos distritos centrais, os sestieri. Termina junto à Basílica de Santa Maria della Salute, próximo à Praça de São Marcos. Tem uma profundidade média de cinco metros.

 © Copyright 2006 by Mazzega Art & Design s. r. l - Venezia * Foto: archivo Mazzega Art & Design
O Campanário de São Marcos é o campanário da Basílica de São Marcos em Veneza, situado na praça do mesmo nome. É um dos símbolos da cidade de Veneza.
A torre tem 98,6 m de altura e fica num canto da praça, perto da entrada da basílica. As suas formas são simples, e o seu corpo principal é uma coluna de tijolos, de 12 m de lado e 50 m de altura, sobre a qual assenta o campanário com arcos, que aloja cinco sinos. O campanário tem no topo um cubo, em cujas faces estão representados leões (o símbolo do Evangelista São Marcos) e a representação feminina de Veneza (la Giustizia: a Justiça). A torre é coroada por uma agulha piramidal, no extremo da qual se encontra um cata-vento dourado com a figura do Arcanjo Gabriel. O campanário, de cuja construção inicial do século IX nada resta hoje, tem a forma actual desde 1514. A torre que se observa hoje é uma reconstrução, que foi terminada em 1912 depois do colapso ocorrido em 1902. - in: wikipédia

Sem comentários: