quinta-feira, 20 de março de 2014

Catedral de Estrasburgo - França

Há algumas semanas a Cristina enviou-me um postal de Estrasburgo com a catedral da cidade. É o 2º postal que tenho desta bela catedral, o 1º tinha sido enviado pela Gracinha e pensava que já o tinha colocado aqui. Estava enganada e coloco agora aqui os dois postais. 

Photo Pluriel / AIRDIASOL - R. ROTHAN
A catedral de Estrasburgo está situada no centro histórico desta cidade, declarado Património Mundial da Humanidade em 1988. Foi consagrada ao culto católico da Virgem Maria, restabelecido no final do século XVII, após um período de culto protestante iniciado no século XVI.  
O edifício, propiedade do Estado Francês que o declarou Monumento Histórico em 1862, foi construído durante quatro séculos, entre 1015 e 1439 e é considerado um exemplo da arquitectura do gótico tardio.

A sua única torre campanário com 142 metros de de altura, foi a obra arquitectónica mais alta do mundo durante mais de dois séculos.
Reflexo da vida artística da cidade e testemunha do seu desenvolvimento histórico desde a Idade Média, a catedral sofreu as consequências da rivalidade franco-alemã na década de 70 do século XIX e dos horrores da Segunda Guerra Mundial durante os bombardeamentos da aviação aliada em 1944.  
Em 1956, o Conselho da Europa fez dela um símbolo da reconciliação e da construção europeia ao oferecer-lhe uma das obras que decoram o seu coro.
Em 2001, pouco antes dos Atentados de 11 de Setembro nos EUA, foi desarticulada uma célula terrorista que planeava um atentatdo com explosivos na catedral durante o tradicional mercado de Natal. 

Sem comentários: