domingo, 1 de agosto de 2021

Castelo de Penedono

Em 2011 fui passear com uma amiga até Trás-os-Montes. Fomos de carro e passámos por imensos locais. O 1º local onde parámos foi precisamente Penedono. Adorei o castelo e é até aos dias de hoje um dos meus preferidos. Esta semana o Óscar enviou-me um postal fantástico de lá e fiquei com vontade de lá voltar.
Já agora, este postal faz parte de uma colecção de postais com fotos fantásticas de outros 19 castelos, as estrelas do livro "Castelos - Maravilhas de Portugal", de Libório Manuel Silva e Miguel Gomes Martins. 
Tenho mais postais deste castelo mas estes são os meus favoritos. O postal com neve foi enviado pela Margarida. 

Libório Manuel Silva
A mais antiga referência que dele existe data de 960. Mas deve ser ainda anterior, uma vez que na base da estrutura foram encontradas fiadas paralelas características das construções árabes, revelando uma primeira construção.

Pequeno castelo com características de moradia acastelada, de planta poligonal, formando um hetágono irregular, encontra-se implantado a 930m de altura sobre um monte de afloramentos graníticos ciclópicos, tem 70m de perímetro e apresenta torreões nos ângulos, providos de matacães e flanqueando o acesso único inscrito num arco quebrado. Mantém cisterna, caminho de ronda e conversadeiras, no seu interior, que indicam a existência de um piso intermédio.
Este invulgar exemplar da arquitectura militar gótica está associado à mítica figura do Magriço, Álvaro Gonçalves Coutinho, natural de Penedono, imortalizado por Camões na sua obra épica “Os Lusíadas”, onde narra as proezas e feitos dos Doze de Inglaterra.  
Castelo classificado como Monumento Nacional em 16 de Junho de 1910. - inhttp://www.portoenorte.pt

Sem comentários: