quinta-feira, 24 de abril de 2014

Corujas

Nunca tive nenhum interesse em corujas, nunca pensei muito nelas mas adorei estes dois postais e quem sabe se não me aventurarei a iniciar uma colecção de corujas, é que são de facto umas aves muito bonitas. 
As corujas dividem-se em duas famílias, a Strigidae, representada aqui pela coruja boreal do postal da Bielorrússia, enviado pela Irina, e a Tytonidae da qual faz parte a coruja-das-torres que está no 2º postal, comprado por mim em Londres no Museu de História Natural. 

A coruja boreal é uma coruja de pequenas dimensões, 22–27 cm, que pode ser encontrada nas florestas boreais e sub-alpinas do norte da América do Norte e a norte da Eurásia. Podem viver até 7-8 anos. 

© 2004 David Tipling
A coruja-das-torres habita em vários locais do mundo, incluindo Portugal. 
Esta coruja de média dimensão é facilmente identificada pela brancura da sua plumagem.
Quando está pousada, chama a atenção a sua face branca, em forma de coração, contrastando com as asas cinzentas e alaranjadas, mas em voo, a plumagem predominantemente branca dá-lhe um aspecto algo fantasmagórico.
A coruja-das-torres é residente e está presente em Portugal durante todo o ano. Ocorre frequentemente nas imediações de edifícios, habitados ou não, preferindo aqueles que têm aberturas ou cavidades, que possam ser usados como local de repouso e nidificação. Aprecia assim velhos celeiros, edifícios em ruínas, campanários e até velhas estações de caminho-de-ferro. Para se alimentar, frequenta terrenos agrícolas.
Esta espécie é mais abundante na metade sul do país, sendo relativamente rara nas zonas de maior altitude. - in: http://www.avesdeportugal.info/tytalb.html
É uma ave naturalmente nocturna e pode viver até 10 anos em ambiente selvagem. 

Sem comentários: