quinta-feira, 10 de abril de 2014

Postais do Brasil

O Mauro é um brasileiro simpático que mora em Água Branca, no estado do Piauí e que de vez enquando me envia uns postais. Há poucas semanas chegou mais um envelope com postais do estado vizinho do Ceará.

Foto: Wilson Polano
Está é a estátua de Iracema Guardiã que se encontra na Praia de Iracema em Fortaleza. 
A estátua é da autoria do artista plástico Zenon Barreto e foi  inaugurada em 1996. 

Após sofrer ataque de vândalos, a estátua ficou praticamente destruída, foi restaurada pela prefeitura em 2012.
Iracema é uma personagem do romance de José de Alencar "Iracema", publicado em 1865. O romance conta a história de Iracema, uma índia tabajara que se apaixonou por Martim, um colonizador português. Entre guerras e conflitos, ciúmes e disputa de poder, a história desse amor proibido tem como pano de fundo a cultura indígena, com seus deuses e mitos, a miscigenação do branco com o índio e o surgimento de um novo país numa terra fértil.

 Fotos: Olympio Simões Freire
Prainha é uma praia brasileira localizada no município de Aquiraz no Ceará, situada a 26 kms de Fortaleza. Está situada na foz do rio Catu. É famosa pelo artesanato local, especialmente a renda.

O Beach Park, um dos maiores complexos aquáticos da América Latina, está localizado no Porto das Dunas, a apenas 16 km de Fortaleza. Conta com uma estrutura completa de lazer composta pelo parque aquático, quatro Resorts, além de restaurantes e serviços na praia paradisíaca do Porto das Dunas.

Foto: Wilson Polano
Pedra da Galinha Choca é o nome dado a um dos mais conhecidos monólitos existentes no município de Quixadá, no Ceará, tendo seu nome derivado de sua curiosa forma. Está localizada a 5 km do centro da cidade. 
É um inselberg constituído de dioritos e granitos, que são rochas ígneas, ou seja, formadas a partir do resfriamento do magma. Assim como os demais monólitos da região, a Pedra da Galinha Choca está sobre um terreno cristalino, ou seja, é formado por rochas antigas e resistentes que surgiram anteriormente à era Cambriano, que com a erosão das chuvas e dos ventos afloraram acima da superfície.
Nas suas proximidades foi construído o Açude do Cedro, e juntos, formam a mais conhecida paisagem quixadaense. - in: wikipédia

Sem comentários: