domingo, 13 de abril de 2014

Santuário de Fátima

Há dias recebi este postal enviado pelo Dúlio mas mais importante que dizer que o postal foi enviado por ele, é dizer que esta bela foto foi tirada por ele. É mesmo uma bela fotografia e bem merece ser um postal.

Tal como a Capelinha das Aparições, a Basílica foi construída para corresponder ao pedido expresso de Nossa Senhora “Quero dizer-te que façam aqui uma capela em minha honra, que sou a Senhora do Rosário...” (13 de Outubro de 1917).
Ergue-se no local onde, em 13 de Maio de 1917, os três Pastorinhos brincavam (...).

O projecto foi concebido pelo arquitecto holandês Gerardus Samuel van Krieken e continuado pelo arquitecto João Antunes.
A 13 de Maio de 1928 foi benzida a primeira pedra pelo Arcebispo de Évora, D. Manuel Mendes de Conceição Santos. A sagração foi a 7 de Outubro de 1953.
O título de “Basílica” foi-lhe concedido por Pio XII, pelo breve “Luce Superna”, de 11 de Novembro de 1954.
O edifício, que mede 70,5 metros de comprimento e 37 de largura, foi construído totalmente com pedra da região (lugar do Moimento) e os altares são de mármore de Estremoz, de Pero Pinheiro e de Fátima.
A torre sineira, erguida ao centro da fachada, tem 65 metros de altura, é rematada por uma coroa de bronze, de 7.000 quilos, construída na Fundição do Bolhão, Porto, e encimada por uma cruz iluminada que, de noite, se avista a longa distância. - in: http://www.santuario-fatima.pt/portal/index.php?id=42324

Sem comentários: