segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Coalas - Austrália

Os incêndios, que começaram no início de Setembro na Austrália, mataram 25 pessoas, destruíram mais de 2.000 casas e deixaram milhares e milhares de animais mortos. Um dos mais afectados terá sido o coala, um dos símbolos do país. Estima-se que tenham morrido mais de 25.000 coalas, e os australianos temem que o destino do seu animal preferido possa terminar em extinção funcional. 
Se alguém quiser ajudar, é possível adoptar coalas resgatados dos incêndios, através do Koala Hospital e da Australia Koala Fountation

Photo: C. Andrew Henley / LARUS
AU-348150, enviado pela Lisa.
Os coalas são mamíferos marsupiais que vivem na Austrália. São marsupiais porque as fêmeas destes animais têm uma bolsa na barriga chamada bolsa marsupial. 
Os coalas alimentam-se, principalmente, de folhas de eucalipto mas das 350 espécies de eucalipto que existem, os coalas só gostam de comer as folhas de 20 dessas espécies. Para além das folhas também se alimentam de solo e da casca mais macia dos eucaliptos. Ao comerem as folhas dos eucaliptos, estão também a absorver a água que elas contêm e por esse motivo raramente bebem água.

Photograph: Constantin Stanciu
AU-705297, sent by Julia. 
Geralmente, os coalas vivem sozinhos. Só se juntam quando é para acasalar. Os coalas machos atraem as fêmeas através do odor com que marcam as árvores e dos sons que fazem para as chamar. A cria nasce 35 dias depois do acasalamento mas, ao contrário de outros animais, ainda não está pronta para sobreviver. Quando a cria nasce, vai para a bolsa marsupial na barriga da mãe coala e aí fica a mamar durante 7 meses. Depois, vai para o dorso da mãe e fica agarrada a ele até fazer um ano de idade. Só nesta altura é que o bebé coala está pronto para enfrentar a vida sozinho.
Existem três subespécies diferentes de coala. Consoante a região que habitam, estas subespécies diferem em peso, comprimento e espessura do pêlo.Os maiores são os das regiões do sul da Austrália e chegam a medir 78 cm e a pesar 12 kg! 
 Apesar de já terem estado em vias de extinção, por causa dos incêndios, do abate dos eucaliptos de que se alimentam e da caça, hoje em dia os coalas são uma espécie protegida. - in: http://www.junior.te.pt/servlets/Rua?P=Animais&ID=784
Um coala pode viver entre 13 e 18 anos. 

Sem comentários: