sexta-feira, 16 de maio de 2014

ES-287881

A semana passada recebi um envelope de Espanha com estes 3 postais de Barcelona, uma bela surpresa do Jordi. 

 TRIANGLE POSTALES * Foto © Pere Vivas
ES-287881, enviados pelo Jordi.
O Templo Expiatório da Sagrada Família é uma das maiores atracções turísticas de Barcelona. Cerca de 4 milhões de pessoas visitam-no por ano, dos quais pelo menos 3 milhões visitam também o interior.
Apesar da enormidade da obra, a Sagrada Família tem sido toda ela paga com contribuições privadas incluindo, nos anos mais recentes, o dinheiro recebido da venda de bilhetes. 
Quando estiver terminada, a Basílica terá 18 pináculos. 12 em representação dos Apóstolos, 4 em representação dos Evangelistas, uma em representação de Nossa Senhora e, a mais alta, em representação de Jesus Cristo.
O pináculo mais alto ostentará uma cruz gigante. Ao todo o edifício terá 170 metros, menos um que a serra de Montjuic, uma vez que Gaudí não queria que a sua obra ultrapassasse a de Deus. Quando estiver finalizada, a basílica será a igreja mais alta do mundo.
A Basílica em si, com toda a sua simbologia explicitamente cristã, tem sido fonte de conversão para muitos. Um exemplo conhecido é o do escultor japonês Etsuro Soto, que se converteu juntamente com a sua mulher enquanto trabalhava na construção da Basílica. Gaudí: “O Arquitecto de Deus”. - in: http://mediaserver2.rr.pt/newrr/index2579aa32/main_sf.html

 TRIANGLE POSTALES www.triangle.cat * Foto: Biel Puig
Igreja de Santa Maria do Mar é uma bela e enorme igreja gótica em Barcelona. Situa-se no bairro da Ribera, junto à praça de Fossar de les Moreres. É uma das principais igrejas góticas da Catalunha.
A primeira pedra da igreja foi lançada a 25 de maio de 1329 sobre as fundações de igrejas anteriores pelo rei Afonso IV de Aragão, o Benigno. Tal fato é atestado por uma placa comemorativa localizada numa das fachadas do edifício. Os primeiros mestres da obra foram Berenguer de Montagut (o desenhador principal do edifício) e Ramón Despuig. As paredes, fachada e capelas estavam terminadas por volta de 1350, e as abóbadas do interior foram terminadas em 1383, o que permitiu a dedicação definitiva do templo a 15 de agosto de 1384.
Na construção da igreja foram muito ativos os burgueses, guildas e trabalhadores do bairro da Ribera, que contribuíram com financiamento e também com trabalho gratuito. Assim, a imponente igreja testemunha o florescimento da zona da Ribera ao longo dos séculos XIII e XIV.
Ao longo dos séculos a igreja foi decorada com muitos altares que terminaram destruídos num incêndio em 1939. - in: wikipédia

TRIANGLE POSTALES www.triangle.cat * Foto: © Pere Vivas
A Platja de Somorrostro (praia de Somorrostro) é uma das praias de Barcelona mais frequentadas por estrangeiros. Marca a recuperação de uma parte da orla que anteriormente era ocupada por algo parecido a favelas, onde 15.000 pessoas moravam precariamente.
A praia fica entre o bairro de La Barceloneta e o Port Olímpic. Até há pouco tempo fazia parte da Platja de La Barceloneta. Tem 522 metros de comprimento e uma largura média de 89 metros. - in: http://www.passaportebcn.com/platja-de-somorrostro/

Sem comentários: