segunda-feira, 9 de junho de 2014

Castelos Neu-Thierstein & Mercier - Suiça

O Óscar tem contribuído para a minha colecção de castelos enviando alguns postais de castelos suíços. De alguns já tinha ouvido falar, outros, como é o caso destes dois, são uma verdadeira novidade. 

Foto: Roland Gerth © photoglob.com
Neu-Thierstein é um castelo em ruínas em Büsserach, no Cantão de Solothurn.
O castelo foi fundado em 1100 e em 1294-95 foi construído um novo edifício à sua volta. Foi aparentemente construído pela família Saugern-Pfeffingen. No fim do século XII, o castelo passou para as mãs do Conde Thirestein, herdeiro da família Saugern-Pfeffingen. Por volta de 1400 o castelo é conhecido como Castelo Thierstein.
O castelo foi ocupado pelo Cantão de Solothurn em 1445, 1467 e 1499. Após a extinção dos condes de Thierstein e 1522, Solothurn comprou o castelo e transformou-o no centro administrativo do bailiado de Thierstein. 
Em 1798 o castelo foi vendido para ser demolido mas no século XIX a sua destruição foi travada por privados que pretendiam reparar as suas ruínas. Não parece que tenham feito muito e as ruínas lá continuam. 

Edition Perrochet
O Castelo de Mercier situa-se em Sierre. Foi construído entre 1906-1908 pela família Mercier de Molin, uma conhecida família de curtidores de Lausanne. 
Em 1970 o castelo passou para as mãos das autoridades cantonais com o objectivo de ser usado para fins culturais e hoteleiros. 

Sem comentários: