domingo, 29 de junho de 2014

Cavalo-de-Przewalski - Mongólia

Este postal ilustra a libertação de alguns Cavalos-de-Przewalski algures na Mongólia. Este transporte foi feito pelo Zoo de Praga, que tem tido um papel importante na preservação e reintrodução destes cavalos nas suas terras de origem. 
Entre 2011-2013, o zoo, através de uma parceria com o exército checo, levou para a Mongólia 12 cavalos, onze fêmeas e um macho. Foram levados para a Reserva Khomyn Tal e para o Parque Nacional Gobi B, onde se juntaram a manadas selvagens. O ano após a sua reintrodução, algumas das fêmeas já tinha dado à luz e criavam os seus potros.

Foto: Petr Jan Juračka
O Cavalo-de-Przewalski's é uma espécie rara e ameaçada de cavalo selvagem (Equus ferus) nativa das estepes da Ásia Central, especificamente da Mongólia. Já foi considerado extinto, o último destes cavalos tinha sido visto na Mongólia em 1966 mas tem vindo a ser reintroduzido no seu habitat natural, em parques e reservas naturais do país, como por exemplo, o Parque Nacional Khustain Nuruu e as Reservas Takhin Tal e Khomiin Tal. 
A maioria das cavalos selvagens, como o Mustang americano e o Brumby australiano, são cavalos selvagens descendentes de animais domesticados que escaparam e se adaptaram à vida selvagem. No entanto o  Przewalski nunca foi domesticado e por esse motivo é o único cavalo no mundo verdadeiramente selvagem. 

Sem comentários: