quinta-feira, 26 de junho de 2014

Kalwaria Zebrzydowska - Polónia

A reunião do Comité da UNESCO terminou ontem, acrescentando há lista 26 novos locais. Sendo assim, a lista do Património Mundial conta agora com 1007 locais. 
Em 1999 este santuário polaco já tinha sido adicionado à lista. Recebi o meu 1º postal deste local já há alguns anos e há dias recebi outro enviado pelo Emerich. 

 Este santuário situa-se a 33 kms de Cracóvia. Foi fundado no século XVII e para os seus peregrinos passou a ser uma espécie de substituto de Jerusalém, perdida para os muçulmanos turcos e por isso inacessível. 
Com as suas 42 igrejas de vários tamanhos e feitios, uma basílica e um mosteiro franciscano, este complexo espalhado ao longo de um bosque, foi crescendo ao longo do tempo e transformou-se no maior complexo do género na Europa.  

Foto: Dariusz Krakowiak
A Basílica da Mãe Angelical de Deus foi construída em estilo barroco também no século XVII. 
Kalwaria Zebrzydowska é um monumento cultural excepcional em que a paisagem natural foi usada como cenário para uma representação simbólica da paixão de Cristo em forma de capelas e avenidas. O resultado é uma paisagem cultural de grande beleza e qualidade espiritual, em que os elementos naturais e elementos feitos pelo homem, combinam de forma harmoniosa.

Sem comentários: