domingo, 23 de outubro de 2022

Oualata - Mauritânia

Voltemos aos postais comprados em Bordéus.
Foi o primeiro destes postais que me levou a comprar as duas colecções que comprei lá na feirinha. Foi uma compra às cegas porque as embalagens estavam fechadas e só dava para ver o primeiro postal. Este tinha todo o aspeto de ser um postal africano e não me enganei. Trata-se de um postal da Mauritânia. Assim, passo a ter 3 postais deste país e são todos de Oualata, uma aldeia no leste do país, no meio do Saara. Em 1996, juntamente com Ouadane, Chinguetti e Tichitt, Oualata foi classificada como Património Mundial da Humanidade. 
 
 
Hoje em dia e devido ao difícil acesso, Oualata é uma aldeia isolada mas já foi em tempos paragem obrigatória das caravanas que atravessavam o deserto e um importante centro religioso islâmico. 
 
Photo: Jean Christophe PLAT * Copyright: J. Ch. PLAT - 2006/2007
A aldeia é conhecida pela sua arquitectura vernacular, especialmente as suas casas decoradas. As casas são pintadas pelas mulheres locais depois da estação das chuvas. As mulheres decoram as paredes com materiais que se podem encontrar na região, sobretudo gesso e argila. As portas de madeira também são pintadas. 

Sem comentários: