quinta-feira, 24 de julho de 2014

A Pequena Sereia - Dinamarca

Já há bastante tempo que não recebia postais da Dinamarca e na verdade, até nem tenho muitos postais de lá. Este da famosa estátua da Pequena Sereia, estava nos meus favoritos e foi enviado pelo Chris. 

Edition Cromática S. L© Distribution Forlaget Svanen Aps
A estátua da Pequena Sereia é uma das principais atracções turísticas de Copenhaga. 
Inaugurada a 23 de agosto de 1913, a estátua foi um presente do cervejeiro dinamarquês Carl Jacobsenà cidade de Copenhaga.
A escultura é feita de bronze e granito e foi inspirada pelo conto de fadas de Hans Christian Andersen sobre uma sereia que faz de tudo para conseguir ficar com um príncipe por quem se apaixonouTodas as manhãs e à noite ela nada desde o fundo do mar e senta-se numa pedra sobre a água com a esperança de conseguir ver o ser amado príncipe.
Carl Jacobsen apaixonou-se pela personagem depois de assistir a uma apresentação de ballet baseada no conto de fadas no Teatro Real da Dinamarca em Copenhaga. Ficou tão cativado pelo conto de fadas e o ballet que encomendou ao escultor Edvard Eriksen uma escultura da sereia.
A escultura foi inspirada na bailarina Ellen Price, que em 1909 dançou o papel principal no bailado "A Pequena  Sereia"  no Teatro Real. No entanto a bailarina não quis posar nua para o escultor e acabou por ser a esposa deste a posar e servir de modelo para a estátua.
A Pequena Sereia já foi várias vezes vítima de vandalismo. Já por duas vezes ficou sem a cabeça, um dos braços foi danificado uma vez e foi várias vezes pintada com tinta.
Apesar de todos os maus tratos e sucessivos restauros, a Pequena Sereia permanece sentada na sua rocha a receber os milhares de turistas que a vão visitar ao porto de Copenhaga. 

Sem comentários: