quinta-feira, 24 de julho de 2014

Fábrica Van Nelle - Holanda

Assim à primeira vista ninguém diria que este edifício está classificado como Património Mundial, mas de facto está assim classificado desde o mês passado. A Fábrica Van Nelle em Roterdão, passou a ser 10º local classificado como Património Mundial na Holanda. 
O postal foi enviado pelo Mike. 

A UNESCO descreve este fábrica como ‘ícone do modernismo holandês’. Para isso contribuíram a utilização de materiais como vidro e aço e o volume resultante de luz e espaço. 
O edifício foi construído aproximadamente em 1920 como uma fábrica de café, chá e tabaco e teve um grande impacto no desenvolvimento da arquitectura modernista na Europa. Os arquitectos queriam a presença de luz, ar e espaço no edifício. A Van Nellefabriek estava bem à frente do seu tempo em termos de materiais utilizados e de sua forma. 
Suas características mais marcantes são as enormes fachadas de vidro criadas segundo o conceito de que um ambiente moderno, cheio de luz, e pensado na conveniência e praticidade faria com que os trabalhadores produzissem mais e melhor. A fábrica funcionou até 1995, e depois foi reformada para ser um espaço dinâmico para escritórios de empreendedores criativos.

Sem comentários: