terça-feira, 17 de outubro de 2023

Marienplatz, Munique - Alemanha

A Marienplatz é a principal praça de Munique desde a fundação da cidade em 1158. Esta praça é o coração da cidade, à volta da qual se encontram as principais ruas comerciais da cidade com todo o tipo de lojas e restaurantes. 
Durante a Idade Média realizavam-se nesta praça mercados e torneios.
 
© Schöning GmbH & Co. KG 

A Marienplatz está no coração e na alma de Munique desde a fundação da cidade. Embora deva o seu nome actual à famosa Coluna Mariana localizada no centro da praça, ela era originalmente chamada de Schrannenplatz, ou Praça do Mercado de Grãos, por ser o principal mercado da Idade Média.
 

 
© Fotoverlag HUBER

 

A Marienplatz tem sido o lugar de celebração de importantes eventos públicos e festas desde tempos imemoriais, como festas, torneios e execuções. Com o passar dos anos conservou seu papel como coração da cidade e continua sendo um dos pontos mais importantes e acarinhados de Munique.
 
© Fotoverlag HUBER

DE-13389122, enviado pela Thea.
A Marienplatz está hoje rodeada por alguns dos locais de interesse mais emblemáticos da cidade, nomeadamente a Neues Rathaus de Munique. Abriga o governo da cidade, incluindo a Assembleia Municipal, gabinetes dos presidentes e parte da administração.
 
 © Fotoverlag HUBER
DE-1136861, enviado pela Veronika.
A Neues Rathaus, em português, Nova Câmara Municipal, foi construída entre 1867 e 1908 em estilo Neogótico.
Todos os dias, centenas de pessoas reúnem-se nesta praça Marienplatz para apreciar o Glockenspiel, um carrilhão, situado na fachada principal do edifício. Pontualmente as 11, 12 e 17 horas, durante 8 minutos, os seus 43 sinos executam um verdadeiro show. São 32 bonecos de madeira, em tamanho real que se movem acompanhados por músicas, representando momentos importantes da história, como o casamento de Wilhelm V e Renata von Lothringen em 1568, e dançarinos comemorando o fim da peste que assolou o país em 1517.

Sem comentários: