quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Bosque de Pagodes no Mosteiro Shaolin - China

Começa a ser cada vez mais difícil receber postais de locais UNESCO novos, este da China foi um dos últimos que recebi. Estas construções são os pagodes que fazem parte do Mosteiro de Shaolin. O mosteiro foi fundado no século X e está associado às artes marciais chinesas, especialmente ao Kung Fu Shaolin. É um dos mosteiros budistas mais famosos da China. 
Tanto o mosteiro como o bosque de pagodes foram inscritos na lista do Património Mundial em 2010, com o nome "Monumentos Históricos de Dengfeng no "Centro do Céu e da Terra". 
O postal foi enviado pelo Zihu.

O Bosque de Pagodes situa-se no sopé da montanha Shaoshi, a certa de meio quilometro do Mosteiro Shaolin na Província de Henan. É uma concentração de pagodes túmulos dos monges e abades do templo. Uma contagem aproximada indica a existência de mais de 240 túmulos de vários tamanhos, das dinastias  Tang, Song, Jin, Yuan, Ming e Qing (618-1911), fazendo deste o maior bosque de pagodes da China. 
A maior parte dos pagodes são estruturas em tijolo e pedra, variando entre um e sete pisos, menos de cinco metros de altura - muito mais pequenos que os pagodes para as relíquias budistas - e todos com a data da sua construção, várias gravuras e inscrições. As formas são várias, cilíndricas, poligonais, em vaso, cónicas e monolíticas, tornando este bosque uma exposição de antigos pagodes, gravuras e caligrafias de várias dinastias. 
O Bosque de Pagodes é um tesouro que permitirá às gerações futuras estudar a  arquitectura, gravura, caligrafia, arte e religião chinesas. 

Sem comentários: