domingo, 26 de outubro de 2014

Cidades de Minas Gerais - Brasil

Eu quero ir ao Brasil e quando for quero ir a Minas Gerais. Não quero saber das praias, quero mesmo é ir a esta cidades coloniais onde se respira história e os olhos se regalam com a beleza da arquitectura. 
Este postais de Ouro Preto e Tiradentes foram enviados pelo David que pediu a minha ajuda para fazer uma surpresa à mulher. A sogra do David, já falecida, era natural de Seia e então ele perguntou-me se lhe podia enviar alguns postais da Serra da Estrela. Claro que aceitei ajudar na surpresa e em troca ele enviou-me 3 belos postais. 

Foto: Sérgio Ricardo de Freitas
O título de Património Mundial da Humanidade não foi concedido por acaso a Ouro Preto. A cidade abriga o maior conjunto arquitectónico do barroco brasileiro. 
Uma das características mais marcantes de Ouro Preto são suas igrejas construídas durante o período colonial brasileiro, uma delas é a  Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, localizada entre duas praças: a Praça Barão de Queluz e a Praça Tiradentes. Foi construída entre 1727 e 1746.

Foto: Sérgio Ricardo de Freitas
Tiradentes é uma das mais pequenas mas mais bem preservadas cidades coloniais de Minas Gerais. Com cerca de 6000 habitantes e alguns edifícios com mais de 300 anos, é considerada um exemplo da arquitectura colonial. Um desses exemplos é a Igreja Matriz de Santo António, considerada a 2ª mais rica do país, com aproximadamente 480 quilos de ouro. Sua construção, iniciada em 1710, foi finalizada em 1752, ano em que sua talha foi revestida em ouro. No coro está uma das preciosidades de Minas Gerais, um órgão de origem portuguesa, datado de 1788, considerado um dos quinze mais importantes do mundo.

Sem comentários: