sexta-feira, 17 de outubro de 2014

IN-114805

Qualquer postcrosser ou colecionador de postais que se preze, educa os seus familiares e amigos para que tragam das suas viagens e passeios postais como recordação. Eu incluo-me neste grupo e pelos vistos o Aniruddha também. O ano passado uns familiares seus viajaram até à Indonésia e Tailândia e no regresso a casa trouxeram-lhe uns quantos postais. É por isso que mostro um postal da Indonésia com ID indiano. 
Este bonita menina é uma das participantes da procissão Mapeed, durante o desfile da abertura do Festival de Artes de Bali.  

IN-114805, enviado pelo Aniruddha.
Mapeed consiste no desfile de mulheres e crianças levando ofertas em forma de torres de fruta e flores.
As cores predominantes no desfile são o branco e o amarelo. As participantes femininas normalmente usam como vestuário um kamben amarelo, coberto por uma outra peça de roupa exterior branca. As crianças cujas mães participam no mapeed, seguem no princípio da procissão, estando a mais baixa à frente e a mais alta atrás. 
A procissão pode consistir numa ou duas filas, por vezes com mais de 100 metros de comprimento. A mapeed é organizada pelas diversas aldeias e as pessoas que participam são formalmente informadas através de uma carta, muitas semanas antes da procissão se realizar.  Há muita coisa para organizar, não só o número de pessoas que participam, mas também a coordenação das cores dos trajes, os penteados e a autorização para fechar a estrada por onde a procissão deve passar. 
A mapeed é acompanhada por uma orquestra de gongos, tambores e címbalos chamada baleganjur. O som é tão alto e poderoso que pode ser ouvido a kms de distância.  A guardar a procissão estão uns guardas tradicionais chamados Pecalang. 
Desde 1970, a mapeed tornou-se um elemento de beleza e criatividade durante o Festival Anual das Artes de Bali. O festival realiza-se em Junho e os participantes de cada aldeia apresentam a sua versão da  mapeed.

Sem comentários: