segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Ronda - Espanha

Ronda está na minha lista de locais a visitar em Espanha. 
É uma das cidade mais antigas de Espanha e o terceiro destino mais visitado no sul do país.

© Ediciones A. M.
Ronda é uma cidade espanhola, capital do município com o mesmo nome, inserido na província de Málaga, comunidade autónoma da Andaluzia.
Ronda situa-se no alto do Cañón de Tajo, empoleirada e moldada pelo Rio Guadalevín. As duas vertentes do canyon encontram-se ligadas através de três pontes: a Ponte Romana, a Ponte Nova e a Ponte Velha. 
 
© EDITORIAL FISA DE ORO, S. A.
FI-4051915, enviado pela Reili.
O seu centro histórico foi declarado Bem de Interesse Cultural. Celtas, fenícios, romanos e árabes habitaram estas terras, que finalmente foram reconquistadas pelos Reis Católicos.
 

O centro histórico, de reminiscências árabes e traçado medieval, dispersa-se ao sul do Guadalevín, enquanto a Ronda mais moderna, surgida a partir do século XVI, se estende ao norte deste rio. 

Fotografia: A. Murillo

As muralhas de Ronda, foram iniciadas pelos mouros no século XIII e restauradas no século XVI pelos cristãos. Originalmente, esta façanha da engenharia medieval rodeava toda a cidade, o que a tornou um dos povoados mais seguros do seu tempo.  As ameias da parte sul são grandes o suficiente para acolher concertos de Verão ao ar livre, e a secção mais impressionante, a oeste, a Puerta del Almocabar, foi reconstruída na sua forma original no final do século XX.

© Ediciones A. M. Studio Editores S. L.
Considerada uma das mais espectaculares de Espanha, a Ponte Nova é um dos símbolos da cidade. Foi construída entre 1759-1793. 
A ponte tem 98 metros de altura e é composta por 3 arcos, sendo que o central possui 90 metros, além de 2 arcos laterais “menores”. 
É possível visitar o interior da ponte. No arco central existe um espaço de 60 metros quadrados que teve diversas funções ao longo da sua história. Uma das mais conhecidas foi a de prisão para prisioneiros perigosos. Actualmente funciona nesse espaço o Centro de Interpretação da Ponte Nova, onde podemos descobrir os segredos da sua construção, história, etc.

Sem comentários: