sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Vall de Boí - Espanha

A Igreja de Sant Climent de Taüll é uma das 9 Igreja Românicas Catalãs do Vall de Boí, classificadas como Património Mundial da Humanidade desde 2000. Eu já tinha um postal com várias imagens deste local mas queria ter um com uma destas igrejas. Consegui-o através de uma tag à Malgosia, que na mesma tag me enviou mais 2 postais, incluindo um de um local UNESCO que me faltava. 

Ediciones Sicilia S. A. 
A Igreja de Sant Climent de Taüll é uma igreja católica espanhola localizada na cidade de Taüll, na província de Lérida. Foi construída entre os séculos XI e XII, e está situada a 1500 metros de altitude. Foi consagrada no dia 10 de Dezembro de 1123 pelo bispo de Roda.
É uma construção românica de planta basilical perfeita. Apresenta três naves que contrastam bastante com o telhado de madeira, separadas por arcos de meio ponto que descansam sobre pilares circulares sem capitéis.
O campanário é do estilo lombardo com seis pisos, torre quadrada e janelas geminadas. A igreja apresenta uma pintura que representa o Pantocrator. A pintura hoje presente na igreja é uma cópia do original guardado no Museu Nacional de Arte da Catalunha. - in: wikipédia

Sem comentários: