sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Essaouira - Marrocos

Felizmente este postal de Marrocos não teve o mesmo final do postal que a Paula me enviou de lá há tempos. Não se perdeu e graças à Brigitte, posso tirar Essaouira da minha lista de faltas UNESCO.

Situado nas margens do oceano Atlântico, Essaouira é a porta de entrada para o sul de Marrocos. A cidade é conhecida pela hospitalidade dos seus habitantes, o clima ameno e sua soberba arquitectura.
Essaouira é uma antiga cidade histórica, fundada no século VII a.C. e foi habitada por fenícios, romanos e berberes. No século XV, sob o domínio dos portugueses, tornou-se um importante entreposto comercial. A cidade foi então nomeada Mogador um nome que mantém até hoje.

Em 1764, o sultão Sidi Mohamed Ben Abdallah decidiu construir um novo porto para o comércio europeu. Um francês, Théodore Carnut, foi então contratado para desenhar os planos da cidade, usando a cidade fortificada de Saint Malo, na França, como modelo. Assim, Essaouira é uma das poucas cidades no mundo, que foi totalmente planeada antes da sua construção, o que lhe deu o nome de Es Saouira, a Bem Desenhada. 
Mais tarde a cidade desempenhou um papel importante como porto de comércio internacional com o resto do mundo até o início do século XX.
A cidade surpreende com as suas impressionantes características arquitectónicas e influências culturais multi facetadas. É o lar de uma incrível convergência de muitas culturas, unidas na paz e enfrentando a influência inspiradora do oceano.
Em 2001, a UNESCO classificou a Medina de Essaouira como Património Mundial da UNESCO. A Medina, no coração de Essaouira é um eloquente testemunho de seu passado glorioso.

Sem comentários: