segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Igrejas de São Petersburgo

Que igrejas mais lindas. Estavam nos meus favoritos e agora estão na minha colecção graças ao Genady. Estas são a Igreja de Chesme a Catedral de Smolny, ambas em São Petersburg. 

Esta igreja gótica é umas das incomuns e delicadas de São Petersburgo, embora um pouco fora da rota turística. Localiza-se no extremo sul da cidade e foi construída por Catarina a Grande para ser a igreja do Palácio de Chesme, um local de descanso entre São Petersburgo e o Palácio de verão em Tsarskoe Selo.
A Igreja de Chesme foi consagrada em 1780, no décimo aniversário da vitória naval da Rússia sobre a frota turca na Baía de Chesme, que ocorreu no aniversário de João Baptista..
Esta igreja sobreviveu quase totalmente intacta até aos dias de hoje, apesar de ter sido incorporada, juntamente com o Palácio de Chesme, num campo de trabalho forçado do governo soviético - a Cruz na torre central foi substituída com um martelo, pinças e bigorna para simbolizar a labuta do proletariado. Pouco antes da Segunda Guerra Mundial, o complexo foi entregue ao Instituto de Tecnologia da Aviação, que ocupa o palácio até hoje.
Usado como um local de enterro de heróis de guerra quase desde sua consagração, a área ao redor da igreja tornou-se um cemitério para os soldados que morreram durante o cerco de Leningrado. Na década de 1970, a igreja tornou-se no Museu da Batalha de Chesme e foi devolvida à Igreja Ortodoxa em 1990. Agora é uma igreja extremamente popular, com serviços regulares e numerosos visitantes que vêm para prestar a sua homenagem aos mortos de guerra.

A Catedral de Smolny foi originalmente destinada para ser a igreja central de um mosteiro, construído para abrigar a filha de Pedro, O Grande, Isabel, depois desta não ter sido autorizada a assumir o trono e ter optado por se tornar uma freira. No entanto, assim que seu antecessor foi derrubado durante um golpe de Estado realizado pelos guardas reais, Isabel desistiu da  vida monástica e aceitou a oferta do trono russo.
A catedral azul e branca, foi construída entre 1748 e 1764 e é, sem dúvida, uma das mais belas obras arquitectónicas do arquitecto italiano Rastrelli. 
Hoje em dia a Catedral de Smolny é usada principalmente como uma sala de concertos e o circundante convento abriga diversos escritórios e instituições governamentais.

Sem comentários: