sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Taj Mahal - Índia

Este edifício não precisa de apresentações. É o monumento mais conhecido na Índia, é uma das novas 7 Maravilhas do Mundo e está classificado pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade. 
Apesar de parecer um palácio, na verdade é um mausoléu que contém o túmulo de Mumtaz Mahal, a esposa preferida do imperador mongol Shah Jahan. 
Estes são os 3 postais que tenho do Taj Mahal. O 1º é um oficial que chegou há umas semanas, o 2º chegou através de um travelling RR em 2010 e o 3º foi enviado da Holanda pela Jetske em 2008. 

ID-114802, enviado pelo Varun.
O Taj Mahal situa-se em Agra, junto às margens do rio Yamuna. 
Foi construído entre 1632 e 1653 com a força de cerca de 20 mil homens, trazidos de várias cidades do Oriente, para trabalhar no sumptuoso monumento de mármore branco que o imperador Shah Jahan mandou construir em memória de sua esposa favorita, Aryumand Banu Begam, a quem chamava de Mumtaz Mahal ("A joia do palácio"). Ela morreu após dar à luz o 14º filho, tendo o Taj Mahal sido construído sobre o seu túmulo.

O Taj Mahal é conhecido como a maior prova de amor do mundo, contendo inscrições retiradas do Corão. É incrustado com pedras semi preciosas, tais como o lápis-lazúli entre outras. O edifício é flanqueado por duas mesquitas e cercado por quatro minaretes.

Dizem que o Taj Mahal, apesar da acção governamental, está a ficar amarelo devido à sua localização junto ao rio Yamuna, um rio muito poluído, interferências atmosféricas e fumo proviniente do trânsito e fábricas locais. 
Diariamente, quase 20 mil turistas passam pelo Taj Mahal.

Sem comentários: