terça-feira, 16 de dezembro de 2014

TW-1413704

Um oficial de Taiwan com a mais famosa das muitas formações rochosas no Cabo Yehliu em Wanli. Este cabo é maioritariamente formado por rochas sedimentares e com a erosão exercida pelo mar, muitas das rochas têm formas estranhas. Esta é conhecida como a Pedra da Cabeça da Rainha. 

Photo by Yuyen
TW-1413704, sent by Sharon. 
A Cabeça da Rainha é um símbolo de Yehliu e é um exemplo de uma rocha de cogumelo, também conhecida como chaminé de fada ou pirâmide de terra. São grandes colunas naturais em forma cónica que sustêm no seu topo um bloco de rocha maior, que funciona como protector da erosão, até que, com o continuar da erosão, não seja mais possível sustentar esse bloco. 
Uma estimativa feita com base na média da ascensão na crosta da terra no norte de Taiwan sugere que a Cabeça da Rainha tem quase 4.000 anos de idade. 
Depois de uma fractura em 1962, assemelha-se ao  perfil da Rainha Isabel de Inglaterra quando vista a partir de um determinado ângulo, daí ser chamada de Cabeça da Rainha.
Graças à sua forma única, a Cabeça da Rainha tornou-se uma das atracções de Yehliu, faz a fama também lhe trouxe alguns efeitos secundários. Para além das forças erosivas do vento, do sol e da chuva, o comportamento inadequado dos visitantes acelerou a taxa de erosão.

Sem comentários: