sábado, 10 de janeiro de 2015

Alfama - Lisboa

Uns dias antes do Natal, estava eu ainda na cama e a minha mãe começa a chamar por mim porque o carteiro tinha acabado de tocar à campainha e tinha uma encomenda para me entregar. Não estava nada à espera mas as surpresas só são surpresas porque não estamos à espera delas, não é? A minha querida Vitória quis enviar-me umas prendinhas de Natal e entre outras coisas, enviou também uns postais. Um é do Tibete mas este é de Alfama em Lisboa.  

Foto: W. Müller * © Edição Vistal
Este bairro medieval (que já foi a judiaria da cidade) é o bairro mais antigo da Europa, depois de El Pópulo em Cádis. É uma pequena aldeia ou medina no meio da capital, e uma relíquia dos tempos anteriores ao grande terramoto de 1755, tendo escapado à catástrofe graças aos seus sólidos alicerces na colina mais alta da cidade que se estende até ao bairro da Graça. 
É um bairro para se perder por becos e largos, deixando-se guiar pelos sentidos: vendo estendais nas varandas e fantásticas vistas do Tejo, cheirando peixe a assar numa esquina, ouvindo os sons do Fado saídos do interior de um restaurante típico, saboreando pratos tradicionais e tocando em magníficos painéis de azulejos. Este é o bairro mais pitoresco de Lisboa e a verdadeira alma da cidade. 
Aqui a vida continua como há séculos atrás, mas descendo até ao rio entra-se novamente no século XXI, com antigos armazéns agora convertidos em alguns dos espaços mais na moda na cidade. - in: http://www.lisbonlux.com/lisbon/alfama.html

Sem comentários: