quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Locais UNESCO indianos

Na Índia existem 32 locais classificados como Património Mundial da Humanidade. Com estes 5 postais enviados pelo Col Akhil só me falta um postal para ter postais dos 32 locais. Foi uma boa troca. 

 O Parque Nacional de Keoladeo situa-se no estado indiano do Rajastão. Esta antiga reserva onde os marajás iam caçar patos, é uma das maiores áreas de invernação para grandes quantidades de aves aquáticas vindas Afeganistão, Turquemenistão, República Popular da China e Sibéria. O parque abriga cerca de 364 espécies de aves, incluindo o raro grou-siberiano.

Photo: Rajika Travels
O mangue arbóreo de Sundarbans, uma das maiores florestas desse tipo do mundo, é formado no delta dos rios Ganges, Bramaputra e Meghna na Baía de Bengala. O local é composto de três santuários (Oeste de Sundarbans, Sul, e Leste) com uma área total de 140.000 ha. Fica situado adjacente ao Sundarbans da Bangladesh, local do Patrimônio Mundial, inscrito em 1997. Os três santuários, cruzados por uma rede complexa de vias fluviais dependentes da maré, possui pequenas ilhas de florestas de mangue tolerantes ao sal, e apresenta um excelente exemplo de processos ecológicos, exibindo os efeitos de chuvas de monção, formação de delta, influência relativa à maré e colonização de plantas. A área é conhecida por sua gama extensa de fauna que inclui 260 espécies de pássaros, o tigre de Bengala Real e outras espécies ameaçadas, como o crocodilo do estuário e o Píton indiano. - in: wikipédia

Photo: Anirban
O Parque Nacional de Nanda Devi é um parque nacional em volta do pico do Nanda Devi, no estado indiano de Uttaranchal. O Parque Nacional foi estabelecido em 1982 e em 1998 foi declarado Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. O parque ocupa uma área de 630,33 km².
O parque inclui o Santuário de Nanda Devi, uma bacia glaciar rodeada por um anel de picos com altitude entre 6000 m e 7500 m, drenada pelo rio Rishi Ganga através da Garganta de Rishi Ganga. Está, juntamente com o Parque Nacional do Vale das Flores, incluído na Reserva da Biosfera de Nanda Devi. - in: wikipédia

 Photo: J. M. Garg
O Parque Nacional do Grande Himalaia (GHNP) é o mais recente dos novos parques nacionais da Índia, localizado na região de Kullu, no estado de Himachal Pradesh.
O parque foi fundado em 1984 e cobre uma área de 1171 km2, entre as altitudes 1500 m e 6000 m. É habitat de mais de 375 espécies de fauna, sendo 31 mamíferos, 181 aves, 3 répteis, 9 anfíbios, 11 anelídeos, 17 moluscos e 127 insectos. Esta biodiversidade é protegida por normas do Wildlife Protection Act de 1972, pelo que a caça não é permitida. Tem ainda uma grande variedade de flora.
O parque é de grande importância para a conservação no noroeste do Himalaia. Apesar da sua posição remota, tem muitos dos problemas que têm afectado os ecossistemas naturais de outras partes da Índia. A presença de ecossistemas temperados e alpinos numa área geograficamente compacta faz com que o GHNP seja a unidade de conservação mais significativa e maior no Himalaia Ocidental. - in: wikipédia

Rani ki vav é um poço de construção extremamente complexa, localizado na cidade de Patan em Gujarat.
Rani ki vav, ou Ran-ki vav (Poço da Rainha) foi construído durante a Dinastia Solanki.
Acredita-se que foi construído em memória de Bhimdev I (1022-1063), filho de Mularaja, o fundador da Dinastia Solanki de Anahilwada Patan, em cerca de 1050 pela sua rainha viúva Udayamati e provavelmente completado por Udayamati e Karandev I após sua morte. A uma referência à construção do monumento por Udayamati está na Prabandha Chintamani, composta pelo monge jainista Merunga Suri em 1304.
O poço foi depois inundado pelo Rio Saraswati e assoreado até a década de 1980. Quando foi escavado por arqueólogos indianos, os relevos estavam em óptimas condições, como novos.
Este magnífico poço mede aproximadamente 64 metros de comprimento, 20 metros de largura e 27 metros de profundidade. É uma das maiores e mais sumptuosas estruturas do tipo. Há um pequeno portão abaixo do último degrau, com um túnel de 30 quilómetros (bloqueado por pedras e lama), que leva à cidade de Sidhpur, perto de Patan. Foi usado como rota de fuga para o rei, que construiu o poço numa época de guerra.
A maioria das esculturas são em devoção à Vishnu na forma dos avatares Kalki, Rama, Mahisasurmardini, Narsinh, Vaman, Varahi e outros representando o seu retorno ao mundo.
Por volta de 50, 60 anos atrás, haviam plantas ayurvédicas nesta área e a água acumulada no Rani ki kav era considerada curativa para doenças virais, febre, etc.
Não era apenas um local para colecta da água e socializar, mas também um local de grande significado espiritual. Originalmente, os poços da região eram construções muito simples mas foram tornando-se cada vez mais intrincadas com os anos, talvez a fim de explicar o conceito antigo de santidade da água com a adição das deidades esculpidas em pedra. - in: wikipédia

Sem comentários: