terça-feira, 14 de abril de 2015

3 em 1 RR - Grupo 202 * Igrejas

Igrejas do Brasil, mais concretamente de Minas Gerais, enviadas pelo Sérgio. 

Foto: Paulo Laborne
A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição situa-se na Praça Matriz de Catas Altas. É um dos mais importantes templos mineiros. O documento referente à celebração do primeiro baptismo da capela é datado de 1712 e quase 30 anos depois o coro ficou pronto.
Com paredes grossas e nenhuma abertura nas laterais a igreja é edificada em madeira, taipa e pedra, possui duas torres sineiras bulbáceas, que representam a influência da arquitetura moura, correspondem ao tipo tradicional das matrizes mineiras. Existe na fachada um óculo cruciforme, três portas externas almofadadas ficando sobre cada uma delas uma janela envidraçada, é de uma simplicidade característica do Rococó Mineiro.
Internamente a Igreja é bastante rica em detalhes de talha branca e dourada. É comum notar a ornamentação em madeira crua, pintura branca e pintura definitiva e isto esta relacionado com as três fases distintas de construção, sendo que algumas obras ficaram inacabadas. - in: http://dicionario.sensagent.com/Igreja%20Matriz%20de%20Nossa%20Senhora%20da%20Concei%C3%A7%C3%A3o%20%28Catas%20Altas%29/pt-pt/

Foto: Paulo Laborne
A Capela de Sant’Ana, localizada no sub-distrito de Chapada, em Ouro Preto, apresenta uma semelhança quanto ao aspecto formal e volumétrico com edificações religiosas mineiras do início do século XVIII. - in: http://www.ouropreto.mg.gov.br/patrimonio/index/exibe_bens.php?idbens=18

Foto: Paulo Laborne
Altar lateral de Santa Helena na Capela do Rosário dos Pretos em Ouro Preto. A escultura é de António Francisco Lisboa (Aleijadinho) e a talha de Manuel José Veloso. 

Sem comentários: