domingo, 24 de maio de 2015

Postais do Chipre

Há uns meses quando conheci o Paulo, ofereceu-me um monte de postais, há poucos dias voltou a fazer-me uma surpresa. Enviou-me um envelope com mais de 100 postais. O carteiro teve que me tocar à campainha para me entregar o envelope, com tantos postais dentro, não cabia na caixa de correio!! 
Quatro desses postais são estes do Chipre. 

© George Hadjimenikou 
Mosteiro de Stavrovouni é um mosteiro ortodoxo grego que fica no topo de uma colina chamada Stavrovouni, em Larnaca. O mosteiro é um dos poucos lugares onde se pode ver um pedaço da Vera Cruz  (denominação dada às relíquias provenientes, segundo a tradição cristã, da verdadeira cruz em que Jesus Cristo foi crucificado). O mosteiro foi fundado por Santa Helena (mãe de Constantino I) por volta de 327-329 d. C., portanto, é um dos mosteiros mais antigos do mundo.

© George Hadjimenikou 
A igreja Agia Kyriaki encontra-se no centro de Paphos. Foi construída em estilo bizantino no século XIII, no lugar onde antes existiu uma basílica. O piso da igreja estava coberto com mosaicos coloridos, alguns dos quais ainda estão preservados. À volta da igrejas encontram-se cercado por ruínas romanas e mosaicos, como aliás se pode ver no postal. 

© Omnicard Photobank
O castelo do porto de Paphos foi originalmente uma fortaleza bizantina construída para proteger o porto. Foi reconstruída pelos Lusignans no século XIII, desmantelado pelos venezianos em 1570, durante a invasão otomana e reconstruído pelos otomanos depois de terem capturado a ilha no século XVI. 
Durante a sua longa história, o castelo foi utilizado, tanto para protecção, com celas de prisão, como para armazenamento de sal quando a ilha era uma colónia britânica. Em 1935 foi declarado um monumento antigo e hoje é considerado como uma das atracções da região de Paphos.
Muitos eventos culturais têm lugar na praça em frente do castelo. Todos os anos em Setembro tem lugar o Festival de Afrodite, que apresenta uma ópera diferente todos os anos, representada por artistas mundialmente famosos e em que o castelo faz parte do cenário.  

© Omnicard Photobank
Limassol é uma cidade na costa sul de Chipre e capital do distrito de mesmo nome. Limassol é a segunda maior área urbana em Chipre.
O porto de Limassol é um dos portos mais movimentados no Mediterrâneo e é o maior porto de Chipre. 
A cidade oferece uma vasta gama de actividades e dispõe de vários museus e sítios arqueológicos.

Sem comentários: