quinta-feira, 21 de maio de 2015

Castelos Švihov & Ralsko - Rep. Checa

Sempre que recebo um envelope com alguns postais da Rep. Checa, é certo que alguns deles serão postais de castelos. Esta troca com o Vladimir não foi excepção, enviou-me estes dois com os castelos Švihov e Ralsko. 

Foto: Ivan Rillich
O Castelo Švihov é um castelo medieval situado na Boémia ocidental. É considerado o último castelo real no território checo - depois dele só foram construídos palácios.  Foi construído no final do século XV, início de século XVI por Půta Švihovský of Rýzmberk.
Durante a Guerra dos Trinta Anos, as tropas suecas passaram pelas Švihov Castelo duas vezes, deixando-invicto. Após esta guerra, o Imperador Fernando III da Germânia, emitiu uma ordem para demolir o castelo. No entanto foi sendo sucessivamente adiada e apenas uma parte do muro da fortificação foi danificado. Mais tarde, o castelo foi transformado numa quinta e num celeiro.
 O Castelo Švihov permaneceu propriedade da família Černín  até ao final da Segunda Guerra Mundial e depois foi nacionalizado.
Quando o estado tomou conta do castelo, encontrava-se bastante degradado. Na segunda metade do século XX, começaram as obras de restauro e foi aberto ao público. 
Hoje em dia continua a ser propriedade do estado checo e é gerido pelo Instituto Nacional para a Preservação dos Monumentos Históricos. 

Foto: Ivan Rillich
Este castelo abandonada foi usado por ladrões e mais tarde destruído por caçadores de tesouros. Durante muito tempo não esteve aberto ao público por se encontrar numa área militar. 
Há várias lendas associadas ao castelo de Ralsko. Uma delas fala num tesouro escondido guardado por um cão gigante que vagueia pelas florestas. Outra conta que naquela colina estão soldados adormecidos à espera de salvar o país quando este estiver em sérios problemas. 

Sem comentários: