quinta-feira, 28 de maio de 2015

Igrejas de Minas

Há algumas semanas fiz uma troca com a Sílvia e assim de uma assentada, recebi 8 postais, a maioria deles de igrejas. Estas são todas de várias localidades em Minas Gerais. 

 Foto: Sérgio Mourão
Esta é a bonita Igreja de Nossa Senhora das Mercês, em São João Del Rei, construída em 1853, para substituir uma capela construída em 1751.

 Foto: Sérgio Ricardo de Freitas
A Igreja Matriz de Stº António em Tiradentes é uma das mais belas construções barrocos no Brasil. Foi construída em 1710 e é a segunda igreja em ouro do Brasil, sendo a primeira em Salvador da Bahía. 
No seu interior existe um órgão datado de 1788, considerado um dos quinze mais importantes no mundo.

Foto: Sérgio Ricardo de Freitas
A Igreja de Nossa Senhora do Carmo em Ouro Preto foi um dos últimos projectos do arquitecto Manuel Francisco Lisboa, pai de Aleijadinho. A igreja foi construída em estilo rococó - a última fase do barroco, menos carregada de ouro. É a única do estado com painéis de azulejos portugueses, na capela-mor. A sua construção decorreu entre 1766 e 1772. 

 Foto: Sérgio Mourão
Esta é a Igreja de Nossa Senhora do Rosário em Cocais. Apesar de não haver muita informação sobre a data de construção desta igreja e sobre quem participou nas obras, acredita-se que terá sido construída no século XVIII por um grupo de negros forros e senhores mestiços.

Foto: Sérgio Mourão
E se sobre a igreja anterior não havia muita informação, sobre a Igreja da Nossa Senhora da Conceição em Itamonte, não encontrei mesmo nada.

Sem comentários: