segunda-feira, 27 de julho de 2015

Dublin - Irlanda

A Heidi esteve em Dublin no passado mês de Junho para participar num encontro Postcrossing. Eu não sei se vou encontrar lá algum postcrosser quando lá for em Novembro. É um caso a pensar. No que ando mesmo a pensar é no que visitar, embora já tenha um plano mais ou menos elaborado. Em Dublin vou com certeza visitar a Catedral da Santíssima Trindade, popularmente conhecida como Christ Church. 

© Liam Blake
A catedral foi construída em 1038 pelo rei viking Sitric Silkenbeard e é a mais antiga das duas catedrais medievais de Dublin. 
Quando os normandos da Inglaterra assumiram grande parte da Irlanda, a catedral nórdica antiga foi substituída por uma arquitetura anglo-normanda, por iniciativa do Arcebispo João Cumin, que incluem uma mistura dos estilos românico e gótico.
Durante a era vitoriana, entre 1871 e 1878, o templo passou por uma restauração significativa coordenada por George Edmund Street, que evitou o colapso de algumas partes, ainda que representando uma mudança dramática da obra medieval, por isso hoje pode ser difícil distinguir as decorações dos diferentes períodos.
A catedral contém a maior cripta de todas as catedrais da Grã-Bretanha e da Irlanda, que foi recentemente renovada e está agora aberta ao público. Contém diversos objetos históricos, uma escultura do final do século XVIII que estava fora do Tholsel (edifício medieval da cidade de Dublin, que já não existe) e um conjunto de velas que foram usadas nos últimos tempos em que a catedral foi usada sob o rito da Igreja Católica, quando o rei Jaime II de Inglaterra, depois de sair da Inglaterra em 1690, foi para a Irlanda para lutar pelo trono e assistir à missa na Catedral. - in: wikipédia

Sem comentários: