domingo, 26 de julho de 2015

Glasgow - Escócia

Não foi há muito tempo que o Damien foi à Escócia. Viu que eu não tinha postais de Glasgow e quando regressou á França enviou-me este com o Museu Riverside e o navio Glenlee.

© Colin Baxter
O Museu Riverside, criado pela arquitecta Zaha Hadid, já foi apelidado de "Guggenheim de Glasgow". Encontra-se em Pointhouse Quay, foi inaugurado em 2011 e substitui o antigo Museu dos Transportes. 
Em exposição estão mais de 3000 objectos, desde skates a locomotivas, pinturas de carrinhos de bebé e outros objectos e viaturas relacionadas com o mundo dos transportes. Além disso, o museu permite uma interpretação adequada da história marítima de Glasgow.
Por falar em história marítima, mesmo em frente ao museu está ancorado o Glenlee. Este navio foi construído em Glasgow em 1896 e entre 1922 e 1982 foi um navio escola da armada espanhola. Depois de terminada a carreira na educação, foi ficando ao abandono até que alguém reparou nele e decidiu dar-lhe uma nova oportunidade. Foi comprado, levado de volta para Glasgow e agora é um navio museu e uma das principais atracções turísticas da cidade. 

Sem comentários: