sexta-feira, 18 de novembro de 2022

Orange - França

Orange é uma cidade na região de Provence-Alpes-Côte d'Azur, no sudeste da França. A cidade é incrivelmente rica em história, desde suas fortificações celtas até seus monumentos romanos. Dois dos monumentos mais notáveis são o Anfiteatro Romano e o Arco do Triunfo, ambos classificados como Património Mundial pela UNESCO. 
O postal do teatro foi enviado pela Nancy, que também me enviou um dos postais de Saint-Emilion do post anterior. Óscar enviou o postal do arco.
 
Construído no início da era cristã, durante o reinado de Augusto pelos veteranos da segunda legião de Júlio César, é um dos teatros romanos mais conservados no mundo. Colunas e numerosas estátuas em nichos originalmente decoravam o palco. Desta decoração original restam apenas alguns vestígios, entre os quais a estátua de Augusto deslocada para o grande nicho central.  
No total, o teatro teria capacidade para receber entre 7.000 a 10.000 espetadores, divididos segundo sua posição social.
Fechado por decreto imperial em 391, o teatro foi abandonado e, posteriormente, saqueado e saqueado por bárbaros. Só no século XIX é que o antigo teatro renasceu graças aos trabalhos de restauração iniciados em 1825.

Editions Cellard
Construído entre 10 e 25 C, o arco triunfal romano de Orange é um dos mais belos e interessantes arcos triunfais provinciais da Época Augusta que chegaram até nós, graças aos seus baixos-relevos comemorativos do estabelecimento da Pax Romana.  
Nos seus lados norte e sul, as armas celtas do período da independência aparecem em forma de leque numa parede; em seus lados leste e oeste, os celtas são representados em correias. A juntar a esta decoração, encontram-se vestígios navais onde proas, remos, âncoras e aplustre, recordam o domínio do mundo marítimo que a vitória de Actium deu a Roma. Finalmente, na parte superior, enfrentam-se os cavaleiros e soldados de infantaria romanos e celtas. 
Transformado em fortaleza no século XIII, parcialmente reparado no século XVIII e depois restaurado no século XIX, o Arco do Triunfo de Orange continua a ser um dos monumentos mais notáveis da Gália romana.

Sem comentários: